Portal do Município de Piracicaba

Rede Municipal de Ensino recepciona alunos com atividades lúdicas

Por Comunicação Social / Publicado em 31/01/2017
Tempo de leitura: 5 minutos.

Depois do descanso merecido, os mais de 33 mil alunos de educação infantil e ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba serão recebidos para o ano letivo, amanhã, 1º/02, com atividades lúdicas e muita brincadeira. O objetivo é promover a interação e facilitar a adaptação dos estudantes. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as aulas começam amanhã, mas os trabalhos dos professores, coordenadores, diretores, escriturários, entre outros profissionais, foram iniciados já no dia 23/01, para o planejamento escolar de 2017.

Segundo a coordenadora-geral da educação infantil do município, Sandra Perina, ao entrar na creche ou pré-escola, as crianças se deparam com um novo ambiente. O distanciamento da família por longas horas e a inserção nesse novo ambiente, com rotinas específicas, exigem das crianças uma capacidade de adaptação. “Cabe à escola organizar a acolhida às crianças que estão iniciando, respeitando as características individuais e o ritmo de cada uma. É um momento muito importante para interagir e conhecer outras crianças e professores, portanto, o ambiente deve ser prazeroso e agradável. As escolas estarão enfeitadas e coloridas e farão atividades para atrair as crianças”, adianta Sandra.

A recepção dos alunos do ensino fundamental também deve ser planejada com criatividade para que a acolhida seja a mais agradável possível. Para a coordenadora geral do ensino fundamental do município, Salvia Medina, a interação por meio de atividades lúdicas nos primeiros dias de aula, entre as crianças e os educadores, é importante para a readaptação à rotina escolar. “A escola se torna praticamente uma extensão de casa, portanto, ao voltar do período de férias, a criança deve ser muito bem recebida, se sentir acolhida e valorizada pelos profissionais da educação”, diz ela. “Há também aquelas que nunca frequentaram a escola, então, nos primeiros dias de aula, elas irão conhecer o espaço escolar, colegas de turma, professores e funcionários com os quais irão conviver. Esse processo de conhecimento é muito importante para que ela se sinta ambientada e mais segura”, conta Salvia.

Fotos: Fernnada Schmidt

SME_4169_Custom

NÚMEROS – A Rede Municipal de Ensino recebe amanhã 33.154 alunos de 0 a 10 anos de idade. As 86 escolas de educação infantil (berçário ao jardim II) atenderão 16.526 crianças e as 46 de ensino fundamental (1º ao 5º ano) contarão com 16.628 alunos.

CINEMA, FOTOGRAFIA… – Na EMEIF Professor Manoel Rodrigues Lourenço, os estudantes serão recepcionados com o filme Cegonhas – A História que não te Contaram, de 2016, que tem como ponto de partida a clássica fábula de que as cegonhas são as responsáveis pela entrega dos bebês.

Já na EMEF Professor Thales Castanho de Andrade, amanhã, às 7h, será aberta a exposição Linha do Tempo – Recordar é Viver. Segundo a diretora Paula Eugenio Lisbão dos Santos, a exposição conta com fotos, troféus e trabalhos antigos dos alunos, e tem como objetivo aproximar a comunidade com a escola.

O período oficial para as inscrições na educação infantil é realizado anualmente no mês de outubro, porém, os pais que perderam esse prazo podem consultar o site da Secretaria Municipal de Educação e verificar as escolas que possuem vagas ociosas (vagas em aberto) para concorrerem. A partir dos 4 anos, a vaga é obrigatória como consta na Meta 1 do Plano Nacional de Educação e já atendida em Piracicaba. No ensino fundamental a matrícula pode ser realizada o ano todo.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.