A Rede Municipal de Educação de Piracicaba garantiu 21 vagas entre os classificados para a próxima fase do Prêmio Liga Steam 2024, realizado pela Fundação ArcelorMittal. O concurso recebeu cerca de 2.000 inscrições vindas dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Com 50 vagas em cada categoria, Piracicaba dominou a classificação nacional e garantiu 14 projetos na categoria de Educação Infantil e sete projetos na categoria de Ensino Fundamental, sendo a cidade com maior número de classificados. Também foram divulgados os finalistas na categoria Ensino Médio, mas nenhuma escola de Piracicaba se inscreveu.

Com o tema ‘Pensar agora nos limites do planeta é bom pro mundo’, as escolas de Piracicaba que foram classificadas para as próximas fases foram: EM Tercilia Bernadete Sanches Costa com três projetos; EM João Perin, EM Francisca Guiomar Alberti Longo, EM Enedina Lourenço Vieira, EM Taufic Dumit e EM Maria Benedicta Pereira Penezzi com dois projetos; e EM Antonia Jesuina Camillo Pipa, EM Ada Busseli Neme, EM Bernadete de Fátima Oliveira, EM Mário Boscolo, EM Joaquim Carlos  Alexandrino de Souza, EM Wilson Guidotti, EM Ida Francez Lombardi, e EM do Bairro Santana com um projeto classificado cada.

Após a seleção dos projetos, o próximo passo será a implementação nas escolas durante o segundo semestre, com avaliação das ações realizadas marcada para o mês de novembro e divulgação dos vencedores em 22 de novembro. Os projetos vencedores receberão, neste ano, um total de R$ 120 mil em dinheiro.

“Esses resultados refletem o compromisso e a dedicação dos nossos professores e profissionais da educação, que foram capacitados sobre a metodologia Steam. Em nome de todos os nossos servidores, agradeço pela parceria e pela oportunidade. Estamos todos na torcida para que uma de nossas escolas seja premiada novamente. Piracicaba sempre se destaca, com escolas se classificando desde a primeira edição e conquistando vitórias consecutivas”, ressalta o secretário de Educação, Bruno Roza.

Piracicaba foi premiada nas edições anteriores. O projeto da EM Ada Busselli Neme, do bairro rural de Tanquinho, foi o vencedor do prêmio em 2023 na categoria Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na edição de 2022, a EM Antonia Benedita Eugênio, localizada no Jardim Gilda, foi a grande campeã nacional da categoria Ensino Fundamental.

No ano passado, o projeto da EM Ada Busselli Neme foi o vencedor do prêmio na categoria Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O QUE É LIGA STEAM – O Prêmio Nacional Liga Steam tem o objetivo de fomentar a adoção da abordagem nas escolas brasileiras. Por meio de projetos que buscam solucionar problemas do cotidiano dos alunos, desenvolvidos em sala de aula, a abordagem promove a integração das áreas de ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.