Portal do Município de Piracicaba

Rede Municipal de Educação de Piracicaba retomou aulas a partir de hoje, 28/07

Mais de 35 mil alunos retomaram às salas de aula nas 125 escolas da cidade

Por CCS / Publicado em 28/07/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra a entrada de uma escola decorada com um arco de balões coloridos e leques de papel vibrantes em tons de rosa, amarelo, vermelho, verde e azul. Acima da entrada, um banner azul com letras brancas diz "SEJAM BEM-VINDOS!". Dois meninos estão caminhando em direção à entrada. O menino da frente usa uma mochila laranja e azul, e o menino de trás usa uma camiseta branca com a inscrição "Educa Piracicaba" e puxa uma pequena mala com rodinhas decorada com um astronauta. À esquerda da entrada, uma motocicleta preta está estacionada, e à direita, uma motocicleta branca. Na parede de tijolos à direita, há uma placa com o nome da escola: "ESCOLA Maria Perei". A cena transmite uma atmosfera acolhedora e festiva para o início do ano letivo.
Mais de 35 mil alunos retomaram os estudos nesta segunda-feira, nas 125 escolas da cidade

Após o recesso escolar do mês de julho, os 35.483 alunos matriculados na Rede Municipal de Educação de Piracicaba voltaram às aulas hoje, 28/07. Para marcar o início do segundo semestre letivo, as 125 escolas do município organizaram o retorno com atividades de rotina e recepção para garantir a retomada das aulas com tranquilidade.

As escolas do município atendem a Educação Infantil (faixa etária de zero a cinco anos), e o Ensino Fundamental – Ciclo I, que corresponde às crianças de seis a 10 anos. A rede municipal conta com 125 escolas. No ensino fundamental, são 17.808 estudantes matriculados, enquanto a educação infantil abrange 17.675 crianças, totalizando 35.483 estudantes. A Educação de Jovens de Adultos (EJA), por sua vez, atende 108 alunos.

Durante o recesso, as unidades passaram por uma série de serviços, como manutenção geral, limpeza, pequenos reparos, corte de vegetação e desinsetização. Esses cuidados seguem um cronograma contínuo e permanecem sendo realizados durante o ano letivo.

E nesta amanhã, a secretaria de Educação, Juliana Vicentin, recepcionou os alunos da E.M. Maria Benedicta Pereira Penezzi, no bairro Campestre. “É com grande alegria e responsabilidade que damos início a mais um semestre letivo em nossa rede de ensino. A volta às aulas representa um momento especial para toda a comunidade escolar, professores, alunos, famílias e toda a equipe da educação. É uma alegria ver a escola viva, cheia de alunos. E nosso compromisso permanece firme, que é o de garantir um ambiente acolhedor, seguro e propício ao aprendizado”, disse Juliana.

A sala de aula parece estar em um ambiente escolar, com alunos sentados em carteiras e professores em pé. Há uma lousa verde ao fundo com algumas anotações e desenhos, incluindo letras do alfabeto e sinais de pontuação. O clima parece ser de aprendizado, com os alunos atentos e os professores engajados na aula. A iluminação é clara, sugerindo um dia ensolarado ou boa iluminação artificial. Há também alguns materiais didáticos espalhados pelas carteiras e mesas.
A secretaria de Educação, Juliana Vicentin, recepcionou os alunos da E.M. Maria Benedicta Pereira Penezzi, no bairro Campestre

A unidade atende 323 crianças nos ensinos Infantil e Fundamental e preparou uma semana diferenciada para receber os alunos. “Planejamos essa primeira semana para ser focada no acolhimento. Então vamos realizar dinâmicas, rodas de conversa, criar espaços para as crianças, dar voz para as crianças. Retomaremos na sequência o conteúdo pedagógico, mas quisemos deixar a escola mais aconchegante. Estamos empolgados para esse semestre, que será cheio de aprendizado e diversão. Nosso objetivo é fazer da escola um lugar feliz, onde as crianças tenham vontade de estar”, declarou a diretora da unidade, Fabiana Figueiredo de Oliveira.

A imagem mostra um grupo de crianças e adultos reunidos em torno de uma mesa de pebolim (totó). As crianças estão jogando, enquanto os adultos observam com interesse. O ambiente parece ser uma área externa de uma escola ou centro comunitário, com mesas e cadeiras ao fundo, e uma construção com janelas e uma parede azul. As cores predominantes na cena são o vermelho da mesa de pebolim, o azul e o amarelo das figuras do jogo, e os tons neutros das roupas das pessoas e do ambiente. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia. Há uma atmosfera de lazer e interação social, com foco na diversão das crianças.
A unidade atende 323 crianças nos ensinos Infantil e Fundamental e preparou uma semana diferenciada para receber os alunos


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.