O deputado federal Mendes Thame participa como palestrante do Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Indústria Sucroalcooleira), no próximo dia 18, às 16 horas, tendo ao lado Jefferey Knight, um dos principais especialistas norte-americanos em etanol. Os dois lançarão a Rede Interparlarmentar Mundial para os Biocombustíveis, que tem o objetivo de estimular legisladores – cada um seu respectivo país – o uso e a produção de biocombustíveis, com vistas a reduzir das emissões de poluentes, diminuição do efeitos das alterações climáticas globais e redirecionamento da produção de energia das fontes fósseis para as fontes renováveis e limpas.

Mendes Thame preside a Frente Parlamentar Pró-Biocombustíveis no Congresso Nacional, e promove na oportunidade a implantação da Rede Interparlarmentar Mundial para os Biocombustíveis. A expectativa, destaca Thame, é num futuro bem próximo cada Parlamento do mundo estar representado na Rede.

Jefferey Knight, um dos principais especialistas norte-americanos em etanol assessorou a ‘Coalizão dos Governadores Pró-etanol’, entidade criada em 1991 pelo governador Tommy Thompson, do Estado de Yowa, e que hoje reúne 32 estados norte-americanos, além de representantes institucionais do Brasil, Canadá, México, Suécia e Tailandia.

A ‘Coalizão dos Governadores Pró-etanol’ estimulou o aumento da produção de álcool combustível a partir do milho nos Estados Unidos, o que tem sido possível graças a um brutal subsídio do Governo. Mesmo os Estados Unidos tendo começado bem depois do Brasil a produzir em escala o etanol, estão hoje ultrapassando a produção brasileira de álcool carburante. A demanda anual por etanol nos EUA para 2006 é estimada em 22,150 bilhões de litros, mas a perspectiva do mercado é de que alcance 30 bilhões em quatro anos. O país produz atualmente 19,150 bilhões de litros de álcool à base de milho, mas terá de ampliar esse volume.

Knight vai assessorar, nos Estados Unidos, a implantação de Rede Parlamentar Mundial.

Um dos principais defensores de biocombustíveis no Brasil, Mendes Thame, que foi Secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, lembra que o mercado para o etanol vem crescendo ano a ano no Brasil. E destaca a necessidade do aumento da produção nacional para atender a demanda de exportação.

Thame lembra que é fundamental para o Brasil investir no aumento e na diversificação da produção do etanol, como uma importante fonte geradora de empregos, capaz de atingir mais de 400 mil novos postos de trabalho diretos nos próximos 10 anos, caso a produção brasileira de álcool seja duplicada.

O deputado identifica ainda seis benefícios de ordem política e econômica com a adoção preferencial dos biocombustíveis. O primeiro é social, criar empregos; o segundo é macroeconômico, pois cada barril de biodiesel ou de álcool produzido corresponde a no mínimo um barril equivalente de petróleo que deixa de ser importado; o terceiro é ambiental, pois os biocombustíveis estão na esteira correta do Protocolo de Kioto, já que ajudam a reduzir as emissões de CO2 e não contribuem para aumentar o efeito estufa. Na comparação com o diesel comum, o biodiesel etílico diminui em 78% as emissões de gás carbônico, em 98% as de enxofre e em 50% as de fumaça escura. A quarta vantagem diz respeito à produção de bioeletricidade, pois os resíduos da produção do biodiesel ou do etanol, como já ocorre com o bagaço da cana, podem ser queimados para gerar energia elétrica. O quinto ponto se refere à saúde pública, uma vez que, até há pouco, usávamos (e alguns países ainda usam) o chumbo-tetraetila, altamente cancerígeno como aditivo à gasolina. O sexto benefício é estratégico e geopolítico: diminuir a dependência do petróleo. (Assessoria do Deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame – 13/07/2006)

FICHA TÉCNICA:

Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira

Local: Engenho Central – Piracicaba – SP – Brasil

Site oficial: www.simtec.com.br

Telefone: (19) 34.17.8604

Data: 18 a 21 de julho de 2006, das 14 às 21 horas.

Público-alvo: Industriais e agricultores do setor sucroalcooleiro e outros que utilizam máquinas e equipamentos relacionados ao setor; pesquisadores; empresários, consultores, prestadores de serviço entre outros.

Realização:

* Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras)

* Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo)

* Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba)

* Ciesp/Regional Piracicaba

* Prefeitura Municipal de Piracicaba

Organização: MVM Promoções e Eventos