Portal do Município de Piracicaba

Reciclador Solidário deve iniciar coleta seletiva no bairro Alto

Por Comunicação Social / Publicado em 28/02/2007
Tempo de leitura: 4 minutos.

Representantes da cooperativa do Reciclador Solidário e de escolas públicas e particulares se reúnem nesta quarta-feira (28), às 20 horas, nas dependências da Escola Estadual Profº Sud Menucci para discutir as medidas práticas para a implantação da coleta seletiva no bairro Alto. No encontro estarão representados os colégios particulares Anglo e Dom Bosco Cidade Alta, além das escolas públicas “Profº Benedito Ferreira da Costa”, “Alfredo Cardoso”, “Prudente de Moraes” e “Sud Menucci”. Na pauta também será exposta a necessidade de realização de palestras aos professores para que eles transmitam aos alunos a importância da coleta seletiva e reciclagem do lixo.

Segundo o gerente da Cooperativa, Ademir Antonialli, a iniciativa faz parte do trabalho de conscientização que está sendo promovido pelo Reciclador Solidário no sentido de ampliar o processo de coleta seletiva na cidade. “Por meio dessas reuniões prestamos esclarecimentos, estratégias e informações a fim de obtermos a adesão de vários segmentos da sociedade para efetuação da coleta seletiva, que deverá ser iniciada no bairro alto ainda no mês de março”, explica.

No início de fevereiro o reciclador promoveu encontro semelhante com síndicos de edifícios localizados no bairro Alto e planeja para a próxima semana, uma reunião com membros da Acipi-Associação Comercial e Industrial de Piracicaba para promover a conscientização e adesão dos comerciantes da região à iniciativa.

Com infra-estrutura da Prefeitura que fornece local para triagem e armazenagem dos materiais coletados e três caminhões para a coleta dos materiais, além da assistência da equipe técnica da Sedema, a cooperativa do Reciclador Solidário possui atualmente 28 cooperados que trabalham de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados, das 7 às 12h e obtêm uma renda mensal de R$400,00 a R$420,00. A iniciativa que busca reduzir os impactos danosos causados ao meio ambiente e também promover a inclusão social conta com apoio e parcerias da Acipi-Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Esalq por meio do USP/Recicla e do Pão de Açúcar, que mantém dois pontos de entrega voluntária de materiais.

Todos os dias os recicladores passam pelas ruas de 15 bairros da cidade, entre eles, Alto, São Judas, São Dimas, Caxambu, Nova América, Higienópolis, Monte Alegre, Piracicamirim, Dois Córregos, Castelinho coletando papel, plástico, vidro e metal. O material coletado é separado – vidro, papel, plástico e metal – e em seguida é prensado para ser vendido pelos cooperados para empresas recicladoras ou terceirizadas. O Reciclador Solidário também coleta materiais em outros bairros e localidades de Piracicaba mediante contato dos interessados em doar materiais recicláveis por meio do telefone 3422-9941.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.