Plateia em uma sala de teatro totalmente ocupada
Sala 1 do Teatro Dr Losso Netto ficou lotada nas duas noites

Após fechamento para a troca do sistema de ar-condicionado, a Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto reabriu ao público com duas noites – sexta-feira, 20/12, e sábado, 21/12 – do espetáculo O Lago dos Cisnes, escrito por Piotr Ilitch Tchaikovsky, e apresentado pela OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), sob regência do maestro Knut Andreas, com a participação especial dos bailarinos da Cedan (Companhia Estável de Dança), dirigida pela maître de balé Camilla Pupa. As duas sessões foram assistidas por 1.354 pessoas.

A primeira noite da reabertura, na sexta-feira, contou com o descerramento da placa que entregou oficialmente a revitalização do sistema de ar-condicionado, a primeira troca em 46 anos, desde que o teatro foi inaugurado, em 1978.

Participaram do descerramento da placa o prefeito Luciano Almeida, o titular da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Carlos Beltrame, a diretora do Teatro Dr. Losso Netto, Luana Adelina Candida Lima Marchi, e o vereador Josef Borges, como representante da Câmara Municipal de Piracicaba.

Quatro homens e uma mulher perfilados em cima de um palco de teatro para descerramento de placa
Placa descerrada oficializa revitalização do sistema de ar condicionado da Sala 1

“Era uma questão de honra à nossa gestão reabrir o Teatro Municipal Dr. Losso Netto e, particularmente eu tenho uma história de vida com esse teatro. Quando mais novo, vinha ver e filmar minha irmã nos espetáculos de balé. Depois, vinha assistir e filmar as apresentações de balé da minha filha. E é uma história compartilhada com muitos, seja de palco ou como plateia. Foi uma obra complexa, mas entregamos. Esta é a minha última entrega pública e, sem dúvida, uma das mais representativas”, disse o prefeito, emocionado.

O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, também falou da emoção e do desafio em reabrir a Sala 1 do Teatro Dr. Losso Netto. “Quando tive a honra de arrumar a Semac, após dois anos e meio como secretário de Governo, um dos grandes desafios da pasta era reabrir este espaço. Fizemos todo o processo da revitalização do sistema do ar-condicionado pautados na garantia entre todas as partes envolvidas de que ia ser bem-feito, e hoje entregamos a Sala 1 e sem fechar o teatro”.

Já a diretora do teatro, Luana Marchi, falou da confiança do prefeito Luciano e do secretário Beltrame para conduzir a obra. “A Prefeitura, a equipe do Losso Netto e todos os envolvidos neste processo foram profissionais e fundamentais para chegarmos a este dia, com uma entrega bem-sucedida de um espaço tão importante à cultura da cidade”.

O vereador Josef parabenizou o prefeito Lucano Almeida por mais uma obra entregue em seu mandato. “Também parabenizo o secretário Beltrame pelo esforço de descentralizar e democratizar a cultura de Piracicaba. A reabertura da Sala 1 era muito esperada”.

O Lago dos Cisnes teve participação especial dos bailarinos da Cedan
O Lago dos Cisnes teve participação especial dos bailarinos da Cedan

MAIS ESPETÁCULOS – A programação de reabertura da Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto prossegue nesta semana com mais dois espetáculos com entrada gratuita. Na sexta-feira, 27/12, às 20h, o espaço recebe Les Girls – Uma Diva Perto de Você. Com direção de Roberto Lima, a montagem traz à cena três mulheres trans – Paulette Pink, Renata Peron e Leandra Gitana – em diálogo com seus dilemas internos, suas histórias de vida e suas divas pessoais.

Já no sábado, 28/12, a Sala 1 recebe em duas sessões – às 15h e às 19h – o show do cantor Sandro Luiz, um dos principais artistas nacionais da umbanda, para saudar os Orixás e propagar a cura por meio da música, da dança, da religiosidade e da fé. 

AR-CONDICIONADO – A troca do sistema de ar-condicionado da Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto foi realizada entre os meses de setembro e dezembro deste ano. O investimento foi de R$ 563.200,00.

A casa de máquinas ganhou novas evaporadoras e os três quadros elétricos foram totalmente modernizados. Na Sala 1, os três aparelhos de ar-condicionado são novos e, pela primeira vez, o espaço ganhou seis aparelhos para atender o palco e um dentro da sala da técnica, que fica acima da plateia. Trata-se de sistema de ar-condicionado, tipo Splitão para atender a plateia e do tipo Split Piso Teto para atender o palco da Sala 1.