Crianças da E.M. Professor Santo Granuzzio abriram a tarde com apresentação de coral
Alda Junqueira Marin
Ontem, 19, um grupo de crianças do Ensino Complementar da Escola Municipal Professor Santo Granuzzio abriu a tarde de palestras da IX Jornada Pedagógica cantando a música O Rato, do grupo musical Palavra Cantada. A apresentação teve o comando da professora Eneida Ferreira, com o apoio da professora Malu Avansini e coordenação da professora Elaine Galani. Rafaela Gazetta, assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Educação (SME) acompanhou o coral com violão.
Em seguida, Alda Junqueira Marin ministrou a palestra Questões Sobre Avaliação, que já havia sido apresentada durante a manhã. Alda é professora adjunta aposentada da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Júlio de Mesquita Filho e professora livre docente da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.
Segundo ela, os professores organizam diferentes atividades para avaliarem o desempenho dos alunos, seja em forma de questões, jogos, ou outros modos. Alda explicou que para os alunos, a avaliação tem significado diferente do que para os professores. "A criança sabe que está sendo avaliada e que é uma coisa importante para ela, então quer sempre fazer o melhor. Para ela, significa o momento onde pode mostrar o que aprendeu dentro da escola, ver se está avançando no aprendizado", diz ela.
"Já para o professor, a verificação é mais importante do que atribuir um valor àquilo que o aluno fez, ou seja, o professor tem a condição de verificar o desempenho do aluno durante um determinado período, se está indo bem ou se precisa reforçar algo em alguma disciplina", completa Alda.
Essa verificação é feita por meio de correção da escrita, correção do modo de grafia das palavras, correção da ordem das palavras e novamente correção da escrita. "A verificação deve ser bem rigorosa, pois serve para o professor ter uma informação fiel de como as coisas estão caminhando", releva.
Crianças do Ensino Complementar da E.M. Professor Santo Granuzzio fazem apresentação musical
A palestrante entre as supervisoras Viviane Ropero e Milena Barbosa
QUINTA-FEIRA – Na quinta-feira de manhã e à tarde, Maria Aparecida Zulian, que é terapeuta ocupacional pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e psicopedagoga pela Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) dará a palestra Conhecimentos Importantes Para Profissionais de Apoio de Aluno Com Deficiência. Já a palestra da noite, O Esporte Adaptado e a Inclusão, será conduzida por Eline Porto, professora da Unimep que atua na área de educação física adaptada, escolar e dança.
* A retirada dos certificados poderá ser feita de 7/11 a 30/12 no próprio site da SME
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira
8h/ 13h – Palestra: Questões sobre avaliação
Profª Alda Junqueira Marin
19h – Palestra: Resolução de Problemas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Profª Audria Alessandra Bovo
Quinta-feira
8h/ 13h- Palestra: Conhecimentos importantes para professoras de apoio de alunos com deficiência
Profª Maria Aparecida Zulian
19h- Palestra: O esporte adaptado e a inclusão
Profª Eline Porto
Sexta-feira
8h/13h – Apresentação de Banners e Relatos
19h – Entrega do Prêmio Educador do Ano de 2016 e Moção de Aplauso