São os primeiros dias do ano, mas a agenda de visitas do Secretário Luiz Roberto Pianelli já está cheia. Acompanhado por seus assessores, somente na última semana ele visitou quatro unidades que compõem a rede municipal de Saúde e, em cada encontro, a integração com os profissionais, esclarecimentos de dúvidas, sugestões e explicações acerca do trabalho desenvolvido.

UPA da Vila Cristina O Secretário abriu seu extenso roteiro de visitas fiscalizando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Vila Cristina. Segundo Dr. Pianelli, esse será um dos locais que ganhará atenção especial por parte do Executivo, porque, somente nessa UPA, são atendidos em média 500 pacientes por dia. “Essa será uma das prioridades do nosso governo. Já estamos levantando as necessidades e queremos contribuir com grandes melhorias”. A unidade atende bairros populosos, de menor poder aquisitivo e recebe o maior volume de consultas de toda a rede municipal de saúde. Cerest Outra visita foi ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Piracicaba, “Dr. Alexandre Alves”. O Cerest está localizado na Rua São Francisco de Assis, 983 – centro, e conta com profissionais especializados no desenvolvimento de ações de promoção à saúde, prevenção e reabilitação de trabalhadores formais (com carteira assinada), informais, autônomos e desempregados. Em parceria com a sociedade, sua missão é tornar saudável a relação do ser humano com o trabalho; promover cidadania, bem como reduzir índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. De acordo com o Secretário, a Prefeitura vai apoiar e oferecer o suporte necessário. “Seremos parceiros. Iremos liberar novos recursos e acompanhar de perto o trabalho desse órgão tão importante”. A coordenadora Clarice Aparecida Bragantini agradece. “Para nós, do Cerest, foi muito importante receber a visita de um Secretário preocupado em entender como o serviço funciona e quais são as nossas dificuldades”. Além de Piracicaba, outros 13 municípios de abrangência estão sob a responsabilidade desse Centro no que se refere ao acolhimento e atenção à saúde do trabalhador. São eles: Santa Maria da Serra; São Pedro; Águas de São Pedro; Charqueada; Cordeirópolis; Iracemápolis; Limeira; Engenheiro Coelho; Saltinho; Rio das Pedras; Mombuca; Rafard; Capivari e Elias Fausto. Mais informações pelo telefone (19) 3417-2030 ou pelo site www.cerest.piracicaba.sp.gov.br Policlínica de Santa Terezinha e UPA Vila Sônia Essas foram mais duas unidades fiscalizadas pelo Secretário Beto Pianelli, na semana passada. “Fomos conhecer a realidade dos dois locais e vamos ajudar no que for necessário para garantir ainda mais qualidade aos serviços”. Somente na Policlínica são realizados, em média, mais de mil atendimentos por mês.