A Prefeitura iniciou hoje, 11/09, o acabamento na pavimentação de concreto da avenida Pádua Dias. O serviço, que é denominado de cepilhamento, tem como objetivo remover ondulações ocasionadas durante a execução do pavimento rígido e proporcionar mais conforto aos motoristas. A técnica é amplamente utilizada em diversos países, como Estados Unidos e Chile, e na Europa, e marca a conclusão das obras de pavimentação na avenida. Outras vias do pacote em concreto, também serão contempladas com o acabamento, garantindo a qualidade do serviço. Elas foram inspecionadas pelo perfilógrafo, que detectou pontualmente os trechos que serão nivelados.
Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), a máquina utilizada é um modelo PC 1500, de origem americana, e chegou ontem a Piracicaba, após ter sido empregada em trabalhos na BR 101/BA, Cuiabá e Distrito Federal.
O serviço na avenida Pádua Dias será desenvolvido com a interdição de uma faixa de rolamento, que será devidamente sinalizada.
VANTAGENS – O pavimento em concreto é realizado em 45km de vias do município e integra um pacote de recuperação de 258 km da malha viária, incluindo pavimento asfáltico.
Até o momento já foram atendidas com pavimento em concreto as avenidas 1º de Agosto, Rio Claro, Comendador Leopoldo Dedini, Avenida professor Benedito de Andrade, Conde do Pinhal e Fioravante Cenedese, e as ruas Antonio Borja Medina, Capitão José Pinto Siqueira, Phelipe Zaidan Maluf, Corcovado e Rua Joana D’Arc, todas concluídas.
Estão em andamento, além da Pádua Dias, há serviços no Antigo Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, na avenida Limeira, na estrada Prof. Messias José Baptista e na avenida Cristóvão Colombo.
O PUC (Pavimento Urbano em Concreto) tem alta durabilidade, com garantia de, no mínimo, 20 anos, contra danos causados pelos impactos no pavimento, tornando-se uma alternativa durável, com vida útil prolongada, econômica e eficiente.
O pavimento de concreto também agiliza o trânsito, diminui a poluição e não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.