Cerca de 500 pessoas prestitgiaram na noite de sábado, o 1º Festival Piracicabano de Artes Marciais, realizado no Ginásio Municipal Wlademar Blatkauskas, das 18h às 22h. O público que gostaria de conhecer um pouco sobre as cinco artes marcias (taekwondo, aikido, karate-do, judô, capoeira) integrantes do festival não se decepcionou.

Com diversos alunos das modalidades e a presença de grandes autoridades em cada arte, foi feita uma demonstração de cada modalidade juntamente com texto explicativo de origens e golpes.

Após as apresentações, o judoca Aurélio Miguel, medalhista olímpico, falou ao público sobre a importância do esporte na formação dos cidadãos e sua trajetória. Miguel contou a um público ávido por suas colocações que, para vencer é necessário perseguir os quatro D’s: determinação, dedicação, desprendimento e disciplina.

Após a palestra de Miguel, o público ainda pode participar das vivências em cada uma das artes, tirando dúvidas sobre as mesmas.

As clínicas

Antes do evento aberto ao público, durante toda a tarde, alunos regulares das artes marciais em Piracicaba, aproveitaram o dia para participar de clínicas que contaram com grandes autoridades em cada arte marcial.

A clínica de Taekwondo – intitulada Taekwondo de competição – aconteceu no Mini Ginásio Garcia Neto 1; a de Capoeira – intitulada Capoeira Regional e toques de berimbau – aconteceeu no Mini 2; a de Judô – Katame Waza – aconteceu no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas; o Karate-do – Kihon e Kata: Iniciante e Avançado – no Clube Regatas Palmeiras e o Aikido – Movimentação, unificação e interação – na academia Áquila.

Leg: Apresentação de karate-do e público ouvindo Aurélio Miguel