Portal do Município de Piracicaba

Público aprova última edição de 2025 do roteiro guiado no Cemitério da Saudade

Com participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro, evento ocorreu na sexta-feira, 14/11

Por CCS / Publicado em 18/11/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas em frente a um edifício histórico, possivelmente um mausoléu ou uma capela, à noite. O edifício tem uma arquitetura clássica com colunas e detalhes em relevo, e uma grande cruz preta está afixada na parede central. As janelas arqueadas são iluminadas, projetando uma luz amarelada para o exterior. As pessoas estão em pé, algumas conversando e outras observando o edifício. A iluminação noturna cria um ambiente um pouco sombrio, mas a luz das janelas e de algumas lanternas no chão ilumina a cena. A atmosfera parece ser de um evento noturno, talvez um passeio guiado ou uma visita cultural.
Público pôde conhecer histórias e curiosidades de diversas personalidades da cidade

A última edição de 2025 do roteiro guiado gratuito no Cemitério da Saudade aconteceu na noite de sexta-feira, 14/11, e teve aprovação do público, formado por 80 pessoas, que puderam conhecer histórias de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município. A atividade foi conduzida por historiadores e guia de turismo, com participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro. A realização foi da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com o grupo criativo Patrimônios da Saudade.

A cena noturna retrata quatro pessoas em um ambiente que parece ser um cemitério ou um local com túmulos. A iluminação é escassa, vindo principalmente de uma lanterna que uma das mulheres segura. À esquerda, um homem vestido com terno risca de giz cinza e camisa azul clara com gravata escura está em pé, olhando para frente. Ao seu lado, uma mulher com um longo vestido preto e um xale cobrindo seus ombros, segura uma lanterna acesa na mão direita. No centro, um homem com chapéu marrom, blazer bege, camisa branca e gravata vermelha apoia-se em uma bengala de madeira, com uma expressão pensativa. À direita, outro homem veste um terno preto, camisa branca e gravata, segurando o que parece ser uma flauta ou um instrumento similar. Ele também olha para a frente, com as mãos nos bolsos. Ao fundo, vislumbra-se a estrutura de alguns túmulos ou monumentos funerários, com urnas decorativas e inscrições. As árvores com folhagem escura criam um pano de fundo sombrio para a cena. O chão é pavimentado com pedras irregulares.
Roteiro teve participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro
A imagem mostra um grande grupo de pessoas reunidas em frente a uma estrutura arquitetônica imponente, que parece ser a entrada de um edifício histórico ou monumento. A iluminação é noturna, com luzes artificiais que iluminam a fachada e as pessoas. A estrutura principal é composta por um arco central com grades ornamentadas, ladeado por colunas robustas e arcos menores. Acima do arco principal, há uma inscrição em letras maiúsculas: "OMNES SIMILES SUMUS". As cores predominantes na arquitetura são o rosa claro e o branco, com detalhes em tons mais escuros. O grupo de pessoas, composto por dezenas de indivíduos de diversas idades e gêneros, está posicionado em frente à entrada, alguns em pé e outros agachados ou sentados no chão. Eles parecem estar posando para uma fotografia, com muitos olhando para a câmera. As roupas variam, mas muitos usam roupas casuais.
Esta foi a última edição do ano do roteiro guiado gratuito no cemitério

Entre as figuras que tiveram vida e curiosidades abordadas durante o roteiro estavam Zé do Prato, um dos principais difusores da cultura de rodeio no Brasil e autor do bordão “Seguuura, peão!”; Parafuso, que foi cantor de Cururu, manifestação musical da região Médio Tietê, e o personagem folclórico Nhô Lica, colecionador de pedras. Intervenções artísticas ocorreram no trajeto e foram compartilhadas, ainda, informações sobre a queda do Edifício Luiz de Queiroz, popularmente conhecido como Comurba (Companhia de Melhoramentos Urbanos), em 6 de novembro de 1964, quando mais de 50 pessoas morreram, causando comoção nacional.

“Este roteiro mostra que o cemitério também é lugar de cultura, também é lugar para conhecermos mais sobre a nossa cidade. Eu acho muito importante, porque é uma forma de sabermos também sobre esculturas e personagens, então você sai com um novo conhecimento adquirido”, falou a estudante da radiologia Laura Sbravatti

Quem também aprovou a iniciativa foi o engenheiro florestal Tales Theodoro, natural de Divinópolis, Minas Gerais. “Já moro em Piracicaba há cinco anos e não conhecia muito dos personagens abordados durante o roteiro. E senti que eu me conectei um pouco mais com a cidade. E gostei muito das intervenções também, porque deram vida para a experiência”, afirmou.

Outro participante que apreciou o roteiro foi a professora da rede estadual Priscila Borges. “Achei muito enriquecedor, porque eu concordo que o cemitério tem muita história e muita obra de arte, agregando e acrescentando muito pra gente”, disse.

No roteiro, as informações foram compartilhadas pelos historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade, que foi inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872. A condução foi feita pelo guia de turismo Otacilio Júnior e houve participação especial dos atores Daniela Tonin, Gabriel Monndini, Matteus Cobra e Leonardo Ramos (músico), que integram a Cia. Metamorfose de Teatro, sob coordenação de Washington Poppi.

“Ficamos muito felizes com a presença de todos nos roteiros executados em 2025. É muito importante para nós, enquanto Secretaria de Turismo, percebermos a aprovação do público nas atividades, então é claro que no próximo ano teremos outras edições, sempre buscando agregar conhecimento à vida das pessoas e valorizando a cultura, a história e os atrativos da cidade”, falou a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia, acrescentando que todos os produtos de higiene pessoal doados pelo público no roteiro serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade, com destino a pessoas em condição de desproteção social.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.