Portal do Município de Piracicaba

PSF Boa Esperança 1 inicia grupo antitabagismo

Por Comunicação Social / Publicado em 25/08/2015
Tempo de leitura: 5 minutos.

Com o objetivo de parar definitivamente de fumar, desde o dia 11 de agosto, 12 moradores do Boa Esperança participam do grupo antitabagismo do PSF (Programa Saúde da Família) Boa Esperança 1. Sob a coordenação da enfermeira Daniela Pecorari, os encontros ocorrem todas as terças-feiras, pela manhã.

De acordo com Daniela, o trabalho é desenvolvido em três etapas, com encontros semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo e mensais a partir do terceiro. Após os encontros, todos passam pelo médico da unidade para avaliação. “Estamos observando o desejo de todos em parar de fumar. Alguns já pararam e outros estão em processo com diminuição gradativa no numero de cigarros consumidos diariamente”, afirma a enfermeira.

Daniela explica que a partir da avaliação médica e do histórico de cada paciente é fornecido um adesivo com a dosagem adequada de nicotina. As doses são de 21mg, 14mg e 7mg, e cada paciente recebe uma caixa com sete unidades, sendo que o adesivo deve ser trocado diariamente.

“A partir da avaliação, as doses são diminuídas ou até mesmo retiradas, dependendo do paciente”. Além do adesivo, a unidade também fornece gratuitamente o cloridrato de bupropiona, medicamento que auxilia a diminuir a ansiedade e a síndrome da abstinência do cigarro.

Na manhã desta terça-feira (25), ocorreu a terceira reunião que contou com seis participantes. Entre eles estava o cabeleireiro Maximiliano Campos Junque, 35 anos. Fumante por 20 anos, Junque consumia dois maços de cigarros diariamente e afirma que procurou o grupo a pedido do seu filho de 10 anos. “Meu filho me pediu para parar de fumar e assim ter a possibilidade de vê-lo crescer, isso foi muito forte e decidi que o cigarro não deveria fazer mais parte da minha vida”, conta o cabeleireiro.

Há uma semana sem fumar, Maximiliano afirma que já percebeu profunda melhora na qualidade de vida. “Sinto melhor o sabor dos alimentos, voltei a caminhar e até jogar futebol com os amigos”.

Já para a cuidadora de idosos, Mariza Leite, de 57 anos, o grupo tem sido fundamental no processo de abandono do cigarro. “Comecei a fumar com 13 anos e o apoio do grupo e dos funcionários do PSF tem sido fundamentais nem meu processo. O ambiente aconchegante, acolhedor e o diálogo nos fortalece a continuar na caminhada. Sem cigarro, me sinto viva”, ressalta Mariza.

Confiante, a dona de casa, Lilian Cristina de Lima Martins, de 39 anos, acredita que em breve vai deixar definitivamente o cigarro. Segundo ela, desde que começou a participar do grupo, o consumo diminuiu pela metade. “Eu fumava 12 cigarros diariamente, agora são seis e espero parar totalmente”.

Há cinco anos sem fumar, a dona de casa, Teresinha Domingues Ricardo, de 50 anos participa do grupo com o objetivo de incentivar e auxiliar os participantes no processo de parar de fumar. “Não é fácil, mas com perseverança e força de vontade é possível o abandono do vício e com isso ganhar em qualidade de vida”.

EVENTO Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado anualmente em 29 de agosto, a Secretaria de Saúde, com apoio da Câmara de Vereadores, realiza a Mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento, que será realizado na sexta-feira (28), a partir das 13h, contará com palestra da médica Kátia Katachinski Bianchi direcionada a agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades do PSF do município.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.