PSF atende mais de duas mil pessoas por mês
Cerca de 2.400 pessoas são atendidas mensalmente no Programa da Saúde da Família (PSF), do bairro Chapadão I, localizado à avenida dos Falcões, 85 há aproximadamente nove meses.
Esta unidade conta com um quadro funcional com um médico generalista, uma enfermeira dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde que também fazem visitas domiciliares, além atenderem em um prédio de dois andares que funciona na parte superior grupos educacionais, cadastramento, campanha de saúde e orientação em geral e no inferior com consultas, vacinas e coleta de exames.
Coordenado pela médica Fabiola Machado e pela enfermeira Adriana Lemes, atualmente em Piracicaba possui 25 equipes de PSF responsáveis pela atenção em saúde de cerca de 90 mil pessoas.
A partir de 19 de março inicia implantação de duas unidades PSF Jaraguá e Tupi. A previsão é de que sejam implantadas 5 equipes no primeiro semestre e outras 5 no segundo semestre deste ano, possibilitando que Piracicaba passe a contar com 35 equipes de PSF, com total de cobertura populacional de cerca de 130 mil pessoas.
PSF Saiba maisO Programa Saúde da Família, criado em 1994, constitui uma importante porta de entrada do sistema público de saúde e deve assegurar a assistência integral à população. Por isso, a qualificação dos recursos humanos e o monitoramento e avaliação dos serviços de atenção básica são prioridades.
Cada uma das equipes do Saúde da Família beneficia, em média, 3.600 pessoas e é composta por um médico generalista ou médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de cinco a seis agentes comunitários de saúde. Estima-se que de 80% a 90% dos problemas da população podem ser resolvidos nas unidades básicas de saúde.
