O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes participa da 22ª Semana Nacional de Museus, que acontece em todo território nacional entre 13 e 19 de maio. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. Todas as atividades são gratuitas.
Além da visita guiada ao acervo permanente do museu, realizada por Fábio Fernandes e Lúcia Cortez, na última terça-feira, 14/05, o Prudente de Moraes participa da 22ª Semana de Museus com mais duas ações. Amanhã, 16/05, às 14h, acontece no museu uma mesa redonda com o tema A Salvaguarda do Acervo Histórico de Piracicaba, com participação de representantes do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal, do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e do Centro Cultural Martha Watts.
Já no sábado, 18/05, às 9h, tem apresentação de cururu no teatro do museu. Com apresentações em várias cidades da região, festas tradicionais, praças, coretos e entidades culturais, os chamados ‘últimos cururueiros’ levam ao público a arte do cururu. Os “cantadores” Toninho da Viola, Luíz Bigode, Maurinho Bortoletto, Fabinho da Viola, Lao do Violão e o novato Leonardo da Silva têm como missão manter a tradição e também levar experiência, vivência e conhecimento da cultura e tradição do Cururu aos jovens.
Durante este período, respeitando os horários de visitação do Museu, o público poderá ainda conferir a exposição fotográfica Get in Move, do fotógrafo Marcelo Trevelin. Também serão agendadas visitas monitoradas aos interessados durante a Semana Nacional de Museus.
SEMANA DE MUSEUS – O tema Museus, Educação e Pesquisa, apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. Os museus abarcam, necessariamente, dimensão educativa reconhecida pela sociedade e desempenham uma relevante função ao promover ambientes enriquecedores para seus visitantes, para a sua comunidade, para estudantes e professores. No âmbito da pesquisa, os museus destacam-se como guardiões de acervos valiosos que servem como fontes primárias para investigações acadêmicas e científicas. São relevantes catalisadores para o avanço do conhecimento em diversas áreas (IBRAM, 2024).
Ao centrar a atenção nessas funções essenciais, a 22ª Semana Nacional de Museus busca enfatizar o papel dos museus brasileiros no estímulo a perguntas e descobertas sobre as culturas e conhecimentos elaborados pelas comunidades que integram o nosso país, promovendo a participação social.
SERVIÇO – Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes na 22ª Semana Nacional de Museus. De 13 a 19/05. Na rua Santo Antonio, 641, Centro. Informações: (19) 3422-3069.