Portal do Município de Piracicaba

Próxima edição do roteiro noturno guiado no Cemitério da Saudade será dia 14/11

Interessados em participar devem se inscrever, a partir das 19h na quarta-feira, 12/11, no link https://doity.com.br/patrimonios-da-saudade

Por CCS / Publicado em 07/11/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas à noite, com iluminação dramática e feixes de luz que criam um ambiente misterioso. Há um homem falando para o grupo, segurando uma lanterna, e outras pessoas também estão usando lanternas para iluminar a área. Algumas pessoas estão tirando fotos com seus celulares. A atmosfera sugere um evento noturno, talvez um tour guiado ou uma apresentação. As luzes vermelhas e azuis adicionam um toque teatral à cena.
Roteiro noturno guiado no Cemitério da Saudade é gratuito

A próxima edição noturna do roteiro turístico gratuito no Cemitério da Saudade acontece na sexta-feira, 14/11, às 19h30, evidenciando histórias de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município. Historiadores e guia de turismo conduzirão a atividade, com participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro. A realização é da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com o grupo criativo Patrimônios da Saudade. Interessados em participar devem se inscrever, a partir das 19h na quarta-feira, 12/11, no link https://doity.com.br/patrimonios-da-saudade. As vagas são limitadas a 80 pessoas. Os organizadores orientam a doação de produtos de higiene pessoal, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, para entrega a pessoas em condição de desproteção social.

Nesta visita, o público poderá ouvir sobre a vida e curiosidades a respeito de figuras como Zé do Prato, um dos principais difusores da cultura de rodeio no Brasil e autor do bordão “Seguuura, peão!”; Parafuso, que foi cantor de Cururu, manifestação musical da região Médio Tietê, e o personagem folclórico Nhô Lica, colecionar de pedras.

A imagem mostra uma cena noturna em um cemitério. Um homem com barba está falando em um megafone, apontando para a esquerda. Ele está vestindo uma camiseta azul e jeans. À sua direita, duas mulheres estão em pé. A primeira, vestindo um agasalho azul e uma blusa cinza, olha para a frente com uma expressão séria. A segunda mulher, usando uma blusa preta com a palavra "LOVE" escrita em letras brilhantes, olha para a primeira mulher. No fundo, à esquerda, há uma cruz decorada com flores e contas. O primeiro plano está escuro, mas sugere a presença de pequenas estátuas e arranjos florais, possivelmente em túmulos. A iluminação da cena é fraca, criando uma atmosfera sombria e misteriosa.
Vagas para a atividade são limitadas a 80 pessoas e inscrições são online

“Com certeza será mais uma edição para que os participantes conheçam histórias de pessoas que colaboraram para a construção da cidade. Uma atividade enriquecedora, com conteúdo selecionado e, ainda, a participação de atores, que deixarão a experiência memorável”, comentou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.

No roteiro, as informações são compartilhadas pelos historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade, que foi inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872. A condução será feita pelo guia de turismo Otacilio Júnior e haverá participação especial dos atores Daniela Tonin, Gabriel Monndini, Matteus Cobra e Leonardo Ramos (músico), que integram a Cia. Metamorfose de Teatro, sob coordenação de Washington Poppi.

Para a visita, a recomendação é usar sapatos fechados apropriados para caminhadas e preferencialmente calça, além de lanterna.

A imagem retrata uma cena noturna em um cemitério, onde um grupo de pessoas caminha com lanternas, iluminando o ambiente escuro. Ao fundo, destaca-se um pequeno mausoléu com a inscrição "MCMX" em sua fachada, e ao lado, palmeiras e árvores projetam suas silhuetas contra o céu noturno. A paisagem urbana com edifícios iluminados ao longe contrasta com a atmosfera sombria do cemitério.
Cemitério da Saudade foi inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.