Prossegue construção da nova ponte do Mirante
A Prefeitura prossegue com a construção da nova ponte do Mirante, que será edificada ao lado da já existente “Irmãos Rebouças”. Atualmente é executada a fundação da obra. O objetivo da nova ponte é auxiliar no tráfego que, de acordo com estudos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), tem fluxo de cerca de 50 mil veículos por dia na região.
Esta obra terá investimento de cerca de R$ 9 milhões e execução em 18 meses, com serviços da Bema. Além de auxiliar no tráfego, a nova ponte vai servir como mais um ponto turístico da cidade. Ela terá duas torres de 28m de altura que darão sustentação a estaios e, em cima destas torres, será construído um mirante. Para acessar este observatório, os usuários terão um elevador panorâmico e, por exigência de normas de segurança, o mirante terá uma escada de emergência.
Melhorias viárias – A ponte permitirá a criação de um sistema binário Centro/Vila Rezende e vice-versa, semelhante às pontes do Lar dos Velhinhos e do Shopping Center Piracicaba. A ponte velha terá sentido Vila Rezende – Centro, diminuindo de 4 para 3 faixas de rolamento, o que tornará possível o aumento da largura da calçada em 2m.
Com a construção da nova ponte haverá a abertura do canteiro central, possibilitando o acesso direto da avenida Beira Rio, sentido Vila Rezende. Esta nova opção de saída deverá melhorar muito a fluidez da rua Tiradentes, onde se concentra boa parte do tráfego de saída do centro da cidade.
Esta intervenção consta no Plano de Mobilidade Viária e dará à região melhoria considerável no tráfego de veículos, principalmente para os moradores da Vila Rezende, Nova Piracicaba, região Norte (Santa Terezinha) e de municípios vizinhos (São Pedro, Charqueada e outros) que utilizam diariamente a via com sua única ponte.
O projeto prevê ainda a construção do novo acesso da rua Luiz de Queiroz à segunda ponte do Mirante (sentido Rua do Porto/Vila Rezende) e a desapropriação de três imóveis, já declarados de utilidade pública, que serão demolidos para acesso à avenida Rui Barbosa.
