Um total de 80 participantes entre professores da rede municipal de ensino e agentes comunitários integra o curso de capacitação de História e Cultura da África e Afro-Brasileira, Ministrado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Assessoria de Gêneros e Etnias, com participação de professores da Unesco de São Paulo.
O curso é promovido pelo programa Difusão da Cultura Afro-Brasileira, lançado em abril último, pela Secretaria de Ação Cultural. A aula acontece às quintas-feiras, das 13h às 17h, na biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” e vai até o final de julho.
Após concluir a capacitação, os participantes professores, representantes das entidades da comunidade negra e multiplicadores culturais, num segundo momento, como parte do cronograma de atividades do programa Difusão, deverão ministrar workshops de História da África e Afro-Brasileira. Os workshops serão realizados nos bairros Paulicéia, Vila África (Vila Independência), Cecap e Mário Dedini.
Antônio Filogênio de Paula Júnior (Juninho) informou que além do curso, está em andamento e deverá ter ações permanentes, a formação do Banco de Dados e Acervo de Documentação e Incentivo à Cultura das comunidades Negras Afro Brasileira de Piracicaba.
Para o próximo dia 11, às 15h, no teatro Municipal Dr. Losso Netto, está marcado o encerramento oficial das oficinas de dança, ministradas pelo bailarino Leonardo Sandoval, para cerca de 200 crianças das Escolas Municipais de Educação Complementar (Emecs) da Paulicéia, Boa Esperança, Vila Cristina e Novo Horizonte.