Portal do Município de Piracicaba

Prorrogada: exposição na Secretaria de Turismo recebe visitas até 4/11

Casas que Contam Histórias é composta por 23 obras produzidas em papelão; entrada é gratuita

Por CCS / Publicado em 30/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
Esta imagem exibe uma miniatura detalhada de uma casa tradicional. A casa possui paredes brancas com detalhes em madeira escura nas molduras das janelas e portas. O telhado é coberto por telhas de barro, com algumas áreas apresentando musgo ou vegetação simulada, conferindo um aspecto envelhecido. A frente da casa tem duas entradas principais, ambas com portas de madeira escura e abertas, revelando um interior escuro. Uma das entradas possui um pequeno vaso com vegetação artificial. Ao lado das portas, há janelas retangulares com as mesmas molduras escuras. Uma escadaria de pedra leva a uma área elevada em frente à casa, com um pequeno caminho pavimentado. O cenário ao redor da casa é composto por grama artificial verde e uma base cinza que simula o solo ou uma plataforma. Há uma pequena haste com uma esfera branca no topo, semelhante a um poste de luz decorativo, à direita da casa. Ao fundo, desfocado, vislumbra-se uma estrutura verde com janelas, possivelmente parte de um jardim ou outra construção. A iluminação destaca os detalhes da miniatura, criando sombras suaves e realçando as texturas dos materiais.
Casa do Povoador integra exposição
A mulher sorri para a câmera, com seu braço apoiado em uma maquete de uma casa branca com telhado de barro e janelas azuis. A casa tem uma escada branca que leva à porta da frente e é cercada por palmeiras verdes e um pequeno jardim. Ao fundo, há outras maquetes e algumas pessoas, incluindo um homem com uma jaqueta cinza. A mulher está usando uma blusa branca e um xale cinza tricotado.
Artista Isaura Trindade expõe na sede da Secretaria Municipal de Turismo no Engenho Central

A Secretaria Municipal de Turismo prorrogou até dia 4 de novembro o período de visitação à exposição Casas que Contam Histórias, composta por 23 obras produzidas em papelão pelas mãos da artista Isaura Trindade. A mostra está na sede da Pasta, no Engenho Central, e pode ser vista gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos domingos, das 10h às 16h. Desde o início de outubro, quando foi inaugurada, a exposição recebeu cerca de 400 visitantes, incluindo público espontâneo e estudantes de escolas municipais que agendaram visita guiada.

Casas que Contam Histórias foi contemplada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc 2024 e é composta por peças que resgatam memórias e afetos da artista, uma vez que ela produziu em papelão, durante isolamento social na pandemia da Covid-19, representações em diversos tamanhos de patrimônios arquitetônicos de Piracicaba, como a Casa do Povoador e o Casarão do Turismo, além de moradas reais, construções inspiradas na literatura infantil e obras de ficção. A artista é natural de Paraguaçu Paulista e mora em Piracicaba há mais de 25 anos.

Na manhã de ontem, quarta-feira, 29/10, a mostra foi visitada por alunos da Escola Municipal Prof. Heitor Pompermayer, que participaram, ainda, de um bate-papo com a artista autora das obras e de uma oficina de colorização. Para a professora da turma, Flávia Hammel, a atividade contribui para a valorização da produção artística na cidade, principalmente por mulheres. “Conhecer a exposição, ver com os próprios olhos, e ainda conhecer a artista, acredito que foi muito significativo para as crianças e vai ficar na memória delas. Foi um momento de proximidade e de valorização do fazer artístico e eu acredito que isso ajuda a despertar nas crianças essa alegria em viver a arte, em sentir a arte”, comentou.

A imagem mostra um grupo de mulheres adultas e crianças em pé em frente a uma construção feita de papelão. As mulheres estão atrás das crianças, e a maioria das crianças está usando uniformes escolares com crachás. Há uma casa em miniatura em uma mesa à esquerda da imagem, e a construção de papelão parece ser uma espécie de rampa ou arco com uma casa em miniatura no topo. O piso é de madeira com um padrão geométrico.
Alunos da Escola Municipal Prof. Heitor Pompermayer visitaram a exposição e puderam conversar com a autora das obras, Isaura Trindade
A imagem mostra um grupo de pessoas, incluindo crianças e adultos, observando miniaturas de construções em uma exposição. Uma mulher, possivelmente uma guia ou professora, está explicando algo às crianças, que estão visivelmente interessadas. Ao fundo, há uma porta aberta para um ambiente externo com vegetação, e nas paredes, quadros e um extintor de incêndio. As miniaturas parecem representar casas e edifícios históricos, com detalhes arquitetônicos e paisagismo em miniatura. O ambiente sugere um museu ou um espaço cultural educativo.
Equipe da Secretaria de Turismo conduziu as visitas das escolas à exposição
A imagem mostra uma sala de aula onde um grupo de crianças está sentado em volta de uma mesa, desenhando. Há três adultos na sala, provavelmente professores, observando e auxiliando as crianças. Uma das professoras, vestindo uma camiseta verde com a inscrição "SCOUTS", está inclinada sobre a mesa, interagindo com uma das crianças. Outra professora, de blusa vinho, observa as crianças enquanto segura um celular. A terceira professora, de blusa vermelha, está mais afastada, também observando a atividade. As crianças usam uniformes brancos com um desenho colorido nas costas que diz "EDUCAÇÃO PIRACICABA". A sala parece ser um ambiente de aprendizado, com uma televisão grande na parede e janelas grandes que permitem a entrada de luz natural. Há lápis de cor espalhados sobre a mesa, indicando que as crianças estão engajadas em uma atividade artística.
Oficina de colorização também fez parte da visita agendada

Outra unidade escolar que também realizou visita à exposição Casas que Contam Histórias foi a Escola Municipal Hélio Casale Padovani, com 54 alunos, na semana passada. “Estamos muito felizes em ver o quanto as pessoas, de crianças a idosos, puderam aproveitar a exposição. Esta é a primeira mostra que realizamos na nossa sede, após a criação da Secretaria de Turismo na gestão municipal com o prefeito Helinho, e nosso intuito é oferecer mais espaços para entretenimento da população de Piracicaba e da região, incentivando o turismo e valorizando a nossa cidade”, falou a titular da Pasta, Clarissa Quiararia.

SERVIÇO – Exposição Casas que Contam Histórias, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende). Visitação: até 2 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos domingos, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3403-2648.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.