Membros da Associação Amadora de Astronomia de Piracicaba se reuniram na tarde desta sexta-feira (19), com o prefeito Barjas Negri e com a secretária de Educação, Giselda Ercolin, no Centro Cívico. O objetivo foi apresentar a documentação de encerramento da Associação Amadora de Astronomia, que doou todo o acervo que possibilitou a instalação do Observatório Astronômico de Piracicaba e propor a instalação de um Planetário Municipal. Também foi encaminhado ao chefe do Executivo, minuta de um projeto de lei criando o Conselho Municipal de Astronomia, que deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores nos próximos dias.
Durante cerca de 40 minutos, o prefeito ouviu explicações detalhadas sobre a importância do Planetário, que já funciona em cidades como São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Brotas, Presidente Prudente e Itatiba. A implantação do equipamento no município é uma reivindicação de mais de 20 anos da comunidade científica e universitária.
O Diretor do Observatório Municipal, Nelson Travnik, disse que Piracicaba ganhará muito com a concretização do Planetário, principalmente no aspecto educacional, de divulgação da astronomia e turismo, englobando ensinamentos na área de ecologia e meio ambiente. “É um projeto audacioso que projetará ainda mais o nome do município”.
Segundo Travinik, o custo do Planetário, fora a obra civil, está avaliado entre R$ 250 e 300 mil. Ele afirmou que o equipamento dever ser instalado, preferencialmente, em local próximo ao centro, de fácil acesso às pessoas. O prefeito encaminhará a questão para estudos para ver a viabilidade técnica e financeira do projeto.