Pelo menos 80 pessoas, participaram no Senac, da entrega de certificados pela conclusão dos cursos oferecidos pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O programa articulado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e gerenciado pelo Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, é oferecido prioritariamente, aos membros das famílias inscritas no Cadastro Único.

O Pronatec tem o objetivo de capacitar pessoas por meio de cursos de formação inicial e continuada (FIC), custeados pelo Governo Federal e disponibilizados pelo Senac.

No primeiro semestre deste ano, a partir das vagas indicadas no Sistec/MEC, operado pelas unidades dos Centros de Referencia de Assistência Social (Cras), foram oferecidos cursos nas áreas de administração e negócios e saúde e bem-estar, como Zelador, Recepcionista, Almoxarife, Operador de Supermercado, Operador de Computador e Manicure e Pedicure.

“Sempre trabalhei na área comercial, mas acredito que a chance de concluir um curso como almoxarife e inspetor de qualidade, contribuirá para a conquista de um novo emprego”, diz Joselma Moreira da Silva, concluinte do curso de almoxarife e inspetor de qualidade.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, presente durante a cerimonia de conclusão dos cursos, essa é uma oportunidade que poderá transformar a vida de muitas pessoas. “Como porta de entrada para o mercado de trabalho, esta é uma condição que refletirá no crescimento da nossa cidade”, comenta.

Para o gerente do Senac, João Carlos Goia, a comemoração deve estar relacionada ao esforço, trabalho e dedicação realizados em conjunto pela Semdes, Semtre e Senac. “A parceria possibilitou a essas 80 pessoas, a chance de conquista para algo novo, algo melhor”.

Os alunos que concluíram os cursos, participarão da intermediação de mão de obra que será realizada por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), através do Sistema Nacional de Emprego – SINE.