A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) encerraram nesta última semana os projetos de inclusão social e cultural de 2024. Entre eles, estão o ABC do Dó, Ré, Mi e o Música nas Escolas, além do Pequena Grande Orquestra e da formação de fanfarras, que juntos atenderam 9.100 alunos de 121 escolas da Rede Municipal de Educação.

Projetos da SME com a OSP atenderam 9.100 alunos de 121 escolas da Rede Municipal de Educação em 2024

As atividades tiveram início em março deste ano, com uma duração total de seis meses. O cronograma foi aprovado pelo secretário de Educação, Bruno Roza, e contou com a supervisão do maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP. A coordenação dos projetos ficou a cargo de Heloísa Guerrini, pela OSP, e das supervisoras da SME, Eloísa de Toledo Cruz e Aline Rossini.

O espetáculo ABC do Dó, Ré, Mi, desenvolvido no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, proporcionou às crianças a oportunidade de conhecerem o funcionamento de uma orquestra, os gestos de regência e ouvirem clássicos do universo infantil. Com uma abordagem humorística, o show contou com o ator Washington Poppi, o violinista Luis Fernando Dutra e 18 instrumentistas.

No projeto Música nas Escolas, os músicos visitam as unidades educacionais e se apresentam para as crianças

O projeto Música nas Escolas adotou um formato mais intimista, com visitas de músicos às unidades educacionais. Participaram dois quartetos, um de madeiras e outro de metais, além de um quinteto de cordas. Durante as apresentações, as crianças puderam aprender sobre os instrumentos e interagir com os músicos, fazendo perguntas.

A OSP também implementou o Pequena Grande Orquestra em 2024, nas escolas municipais Professora Olívia Caprânico, no bairro Mário Dedini, e Francisco Corrêa, no Jardim São Paulo.

os últimos nove anos, cerca de 60 mil estudantes da Rede Municipal de Educação foram beneficiados pela parceria entre a OSP e a SME

Em 2024, também teve início o projeto de formação de fanfarras, com a participação das crianças no desfile cívico de Sete de Setembro. As aulas, que seguem até o dia 30, foram ministradas nas escolas Maria Benedicta Penezzi, no Bairro Campestre; Ilda Jenny Stolf Nogueira, no Bairro Gleba Califórnia; Prof. Luis Claudio Alves, no Jardim Primavera; Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Jardim Caxambu; Elizabeth Consolmagno Cruz, no Kobayat Líbano; e João Batista Nogueira, em Santa Teresinha.

O espetáculo ABC do Dó, Ré, Mi possui uma abordagem humorística e conta com o ator Washington Poppi

Nos últimos nove anos, cerca de 60 mil estudantes da Rede Municipal de Educação foram beneficiados pela parceria entre a OSP e a SME. “A interação com músicos profissionais e a experiência em apresentações musicais despertam o interesse dos alunos pela arte e cultura, ampliando seus horizontes e permitindo o acesso a um universo desconhecido para muitos”, afirma o diretor artístico associado da OSP, André Micheletti.

No ABC do Dó, Ré, Mi, as crianças da rede têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma orquestra