Projeto Ver, do Fundo Social de Solidariedade, entregou 215 óculos para pessoas em situação de vulnerabilidade
Benefício é destinado a pessoas inscritas no CadÚnico e encaminhadas pela rede socioassistencial do município
A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, entregou 215 óculos de grau pelo Projeto Ver em 2025. A iniciativa garante acesso a óculos com grau para pessoas em situação de vulnerabilidade social do município.

De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Valkíria Callovi, o Projeto Ver tem impacto direto na qualidade de vida da população atendida. “O nosso compromisso é fortalecer as políticas públicas que promovam inclusão e ampliem o acesso a serviços essenciais, como a saúde visual”, destacou.
Têm direito ao benefício pessoas, preferencialmente, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e encaminhadas pela rede socioassistencial do município. A equipe do Fundo Social é responsável pela avaliação socioeconômica, mediante apresentação de documentos como RG, CPF, comprovante de residência em Piracicaba, cartão SUS, comprovante de renda e receita médica, preferencialmente da rede pública. O projeto não contempla a entrega de lentes de contato.
O atendimento é realizado pela Ponto Óptico, ganhadora da licitação, mais localizada no Jardim Alvorada, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio. Após a entrega da receita, escolha da armação e medição das lentes, o beneficiário é avisado para retirar os óculos no mesmo local.
Entre os atendidos está o aposentado Antônio Simões Duarte, de 67 anos, que costumava utilizar óculos adquiridos em farmácias antes de saber do projeto. “É o segundo ano que utilizo o serviço e ele faz muita diferença. Uso óculos há muitos anos, principalmente para dirigir, e sem esse projeto seria difícil conseguir comprar um óculos feito com material e lentes de qualidade. É uma ação muito importante”, afirmou.

