Portal do Município de Piracicaba

Projeto Ver, do Fundo Social de Solidariedade, entregou 215 óculos para pessoas em situação de vulnerabilidade

Benefício é destinado a pessoas inscritas no CadÚnico e encaminhadas pela rede socioassistencial do município

Por CCS / Publicado em 19/12/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, entregou 215 óculos de grau pelo Projeto Ver em 2025. A iniciativa garante acesso a óculos com grau para pessoas em situação de vulnerabilidade social do município.

A imagem mostra um homem idoso, usando um boné cinza e óculos, sentado em uma cadeira azul e preta, virado para a direita. Ele está conversando com uma mulher que usa óculos e uma camiseta preta com a inscrição "CALIFORNIA". A mulher está sentada atrás de uma mesa de madeira, com papéis e uma caneta na mão, parecendo explicar algo para o homem. Na mesa, há também um computador, um telefone, um frasco de álcool em gel e outros objetos de escritório. O ambiente parece ser um escritório ou uma repartição pública.
O Projeto Ver, do Fundo Social, atende pessoas em situação de vulnerabilidade de Piracicaba

De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Valkíria Callovi, o Projeto Ver tem impacto direto na qualidade de vida da população atendida. “O nosso compromisso é fortalecer as políticas públicas que promovam inclusão e ampliem o acesso a serviços essenciais, como a saúde visual”, destacou.

Têm direito ao benefício pessoas, preferencialmente, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e encaminhadas pela rede socioassistencial do município. A equipe do Fundo Social é responsável pela avaliação socioeconômica, mediante apresentação de documentos como RG, CPF, comprovante de residência em Piracicaba, cartão SUS, comprovante de renda e receita médica, preferencialmente da rede pública. O projeto não contempla a entrega de lentes de contato.

O atendimento é realizado pela Ponto Óptico, ganhadora da licitação, mais localizada no Jardim Alvorada, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio. Após a entrega da receita, escolha da armação e medição das lentes, o beneficiário é avisado para retirar os óculos no mesmo local.

Entre os atendidos está o aposentado Antônio Simões Duarte, de 67 anos, que costumava utilizar óculos adquiridos em farmácias antes de saber do projeto. “É o segundo ano que utilizo o serviço e ele faz muita diferença. Uso óculos há muitos anos, principalmente para dirigir, e sem esse projeto seria difícil conseguir comprar um óculos feito com material e lentes de qualidade. É uma ação muito importante”, afirmou.

Um homem mais velho, com cabelos grisalhos e bigode, usa um boné cinza com a palavra "sphere" escrita em branco e óculos de aro preto. Ele está vestindo uma camisa social rosa clara desabotoada no colarinho. Ele está sorrindo e olhando para a direita. Ao fundo, um monitor de computador preto em uma mesa, com alguns papéis espalhados. O ambiente parece ser um escritório.
O aposentado Antônio Simões Duarte foi um dos beneficiados pelo projeto


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.