Com objetivo de apresentar ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), estiveram presentes no Ceasa-Campinas na última terça-feira, 30 de maio, a equipe executiva do projeto URB-AL ‘Realidade, Políticas e Ações Municipais de Segurança Alimentar: realidade, limites e possibilidades da intersetorialidade’, a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Piracicaba, Maria Angélica Guércio e representantes dos municípios brasileiros participantes do projeto.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Piracicaba, Maria Angélica Guércio, coordenadora geral do programa, o projeto conseguiu ajustar as experiências dos municípios membros. ‘Percebemos que entre um município e outro existem muitas semelhanças e diferenças, mas esta é justamente a parte rica do projeto, pois isso permite uma troca de experiências’, ressaltou.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura de São Bernardo do Campo, Maria Alice Mucida, o projeto tem contribuído para a sistematização e a identificação das ações de segurança alimentar no município. ‘São Bernardo possui vários projetos avançados, mas este projeto agregou subsídio e informações para que possamos implantar no município lei de segurança alimentar’, disse.

Ao todo, dez municípios fazem parte do projeto. O município de Piracicaba é coordenador e conta com a parceria de Campinas, Rio Claro e São Bernardo do Campo, além dos municípios internacionais Pigna e Mendatica (Itália), Borba e Arraiolos (Portugal), San Joaquin (Chile) e Rioja (Peru).

Segundo a assistente social do Programa de Segurança Alimentar de Rio Claro, Adriana Cristina de Oliveira Altéia, os encontros ajudam a trabalhar a intersetorialidade e têm servido como norte para as ações de SAN. ‘Todos os setores desenvolvem ações de segurança alimentar, mas trabalham de forma isolada, isso acaba gerando algumas dificuldades e esses encontros nos permitem perceber que, apesar de alguns aspectos diferentes entre os municípios, temos muitos pontos em comum’, afirmou.

Políticas e Ações Municipais de SAN

O projeto, que teve início em setembro de 2005, é uma proposta co-financiada pela União Européia por meio do Programa URB-AL de cooperação e intercâmbio entre países da Europa e América Latina, com término previsto para outubro de 2006.

Com duração de um ano, o programa URB-AL conta com duas oficinas. A primeira, realizada na última semana de março, teve como objetivo integrar os parceiros da proposta. A segunda está prevista para a última semana de agosto.

O objetivo geral do projeto é levantar, identificar e analisar, em rede, as ações de Segurança Alimentar e Nutricional dos municípios membros, propondo formas de monitoramento dessas ações e contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais.