Portal do Município de Piracicaba

Projeto Superação realizou 93 atendimentos no bairro Vila Sônia

A partir de terça-feira, 09/12, os serviços com foco na população em situação de rua seguem para o bairro Tatuapé

Por CCS / Publicado em 05/12/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

A segunda etapa do projeto Superação, que tem como foco a população em situação de rua, realizou 93 atendimentos no Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, no bairro Vila Sônia, entre os dias 01 e 02/12. A iniciativa é executada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, com apoio de diversas secretarias municipais, e tem como objetivo oferecer acolhimento e encaminhamentos às pessoas em situação de rua.

A imagem mostra um grande salão com teto arqueado, que parece ser uma quadra esportiva, com o chão pintado de verde. Várias pessoas estão reunidas em grupos, sentadas em cadeiras brancas ao redor de mesas. Há mesas de jogo ou de trabalho espalhadas pelo local. No lado esquerdo da imagem, há um ventilador grande em pé. Mais ao fundo, observa-se uma arquibancada laranja e uma grade de proteção. Perto da entrada, algumas pessoas estão em pé, conversando. No centro e à direita, há mais mesas com pessoas sentadas, algumas interagindo e outras parecendo esperar. Há também cercas amarelas delimitando algumas áreas. A iluminação vem de cima, através do teto. Algumas pessoas estão usando máscaras. A cena geral sugere um evento, uma reunião, ou talvez algum tipo de serviço sendo prestado, com as pessoas organizadas em torno de mesas para diferentes atividades.
A segunda etapa do projeto Superação realizou 93 atendimentos no bairro Vila Sônia

Durante os dois dias de ação, foram realizados: 25 cortes de cabelo; 17 inserções no Cadastro Único; 16 abordagens pelo Serviço de Abordagem Social (SEAS); 10 atendimentos do Consultório na Rua; oito inscrições na Frente de Trabalho; seis emissões de 2ª via de documentos; cinco internações em clínicas e comunidades terapêuticas credenciadas pela Secretaria de Saúde, para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas; cinco passagens para encaminhamento de pessoas a outras cidades e uma consulta.

Na imagem, uma profissional de saúde, vestindo um colete azul sobre uma camiseta branca estampada e um estetoscópio ao redor do pescoço, está medindo a pressão arterial de uma pessoa sentada em uma cadeira branca. A profissional segura o manguito do aparelho de pressão no braço do paciente, enquanto observa o medidor. Em uma mesa à frente, há diversos materiais médicos, como tubos de coleta de sangue, caixas de agulhas, luvas e garrafas de água. Ao fundo, observam-se coolers e uma estrutura de arquibancada, sugerindo que o local pode ser uma quadra esportiva ou um local de eventos adaptado para a ação de saúde. Outra pessoa, com luvas, está parcialmente visível à esquerda, indicando que mais de uma pessoa está envolvida na atividade.
População em situação de rua recebe atendimentos na área da saúde pelo projeto Superação

O secretário de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Edvaldo Brito, destacou a importância do trabalho contínuo de busca ativa e acolhimento realizado pelo Superação. “Nosso compromisso é garantir que cada pessoa em situação de rua tenha acesso aos serviços que podem transformar sua realidade. O Superação leva até os territórios uma rede integrada de atendimento, que possibilita desde a emissão de documentos até o acesso à saúde, ao tratamento e a oportunidades de trabalho. É um esforço conjunto para oferecer dignidade e novas perspectivas de vida”, afirmou.

A partir de terça-feira, 09/12, o projeto segue para o Centro Comunitário do bairro Tatuapé, localizado na rua Rodolfo Nunes, 365.

COMO AJUDAR – A população pode colaborar informando sobre pessoas em situação de rua pelos telefones (19) 99694-1768, (19) 99705-4663 e (19) 99446-4389 (Serviço de Abordagem Social), pelo 153 da Guarda Civil Metropolitana ou pelo (19) 3426-5979 (Centro Pop).


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.