Portal do Município de Piracicaba

Projeto Superação inicia 2ª etapa no Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, Vila Sônia

Atendimentos serão realizados das 8h às 16h, a partir de segunda-feira, 01/12, com serviços de acolhimento, saúde e inclusão realizados pelas equipes da Prefeitura

Por CCS / Publicado em 28/11/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

A segunda etapa do projeto Superação será realizada na região Norte do município a partir de segunda-feira, 01/12. Depois do trabalho na Praça José Bonifácio, no Centro, os serviços passam a ser oferecidos no Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, localizado na av. Euclides de Figueiredo, s/nº, no bairro Vila Sônia.

A imagem retrata uma cena ao ar livre, possivelmente um posto de atendimento ou evento de saúde, com várias pessoas interagindo. No primeiro plano, à esquerda, uma mulher com óculos e uma blusa branca está sentada a uma mesa escura, escrevendo em papéis com uma caneta. Ao seu lado, um laptop preto está aberto. À sua frente, um homem com um boné branco e preto com a inscrição "NGO" e uma camiseta branca está de costas, olhando para a mulher. Perto dele, outro homem com uma camiseta marrom também está sentado, de costas para a câmera. Ao fundo, uma van branca com uma cruz vermelha visível na porta traseira aberta sugere um contexto médico ou de emergência. Uma mulher com óculos e uma camiseta preta, usando um crachá, está em pé atrás da mesa, olhando para os lados. Outras pessoas estão visíveis em segundo plano, algumas sentadas em mesas com laptops, e outras em movimento. O ambiente parece ser um espaço aberto, com iluminação natural e um piso quadriculado.
Projeto Superação segue para o Vila Sônia a partir de segunda-feira, 01.12

O projeto é executado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, com apoio de diversas secretarias municipais, e tem como objetivo oferecer acolhimento e encaminhamentos às pessoas em situação de rua.

Os atendimentos serão realizados das 8h às 16h. A população em situação de rua contará com serviços como acolhimento, escuta ativa, inclusão no Cadastro Único e programas sociais, emissão da segunda via de documentos, avaliação de saúde pelo Consultório na Rua e CAPS AD, encaminhamentos para tratamento em clínicas credenciadas, além de cadastro para vagas de emprego, cursos de qualificação e encaminhamentos para a Frente de Trabalho. Também serão disponibilizados kits de higiene com troca de roupa, toalha e itens como sabonete, escova e pasta de dente.

A imagem mostra um evento ao ar livre, possivelmente uma feira de saúde ou um posto de vacinação, sob uma tenda branca. Várias pessoas estão reunidas, algumas sentadas em cadeiras brancas de plástico e outras em pé. Há mesas com laptops e outros equipamentos, sugerindo que atividades estão sendo realizadas. Ao fundo, é possível ver vans e edifícios, indicando um ambiente urbano. Em primeiro plano, um homem de camisa verde escura e calça preta está em pé, de costas para a câmera, olhando para o lado. Ao seu lado, uma mulher com cabelo ruivo e tatuagens nos braços está sentada, também de costas. Mais adiante, há um grupo de pessoas interagindo em torno de mesas com laptops. Uma mulher de top azul e calça estampada está sentada em uma das mesas, olhando para o laptop à sua frente. Outras pessoas vestindo camisetas pretas parecem estar trabalhando ou auxiliando os presentes.
A 1ª etapa do projeto registrou 441 atendimentos na Praça José Bonifácio

O secretário de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, José Edvaldo Brito, avaliou a primeira etapa do projeto como positiva, o que confirma o impacto do Superação. “Os resultados demonstram que estamos no caminho certo. Nosso foco agora é manter o ritmo, ampliar os atendimentos e seguir devolvendo dignidade às pessoas em situação de rua”, destacou.

BALANÇO  A primeira etapa do projeto, realizada na Praça José Bonifácio, registrou 441 atendimentos. As equipes técnicas das secretarias e voluntários realizaram 129 cortes de cabelo, 100 contratos para a Frente de Trabalho, 71 inserções no Cadastro Único, 70 internações em clínicas e comunidades terapêuticas credenciadas pela Secretaria de Saúde para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, 21 encaminhamentos para a Casa de Passagem, 20 emissões de segunda via de RG, 14 emissões de segunda via de certidão de nascimento, oito encaminhamentos para consultas e oito encaminhamentos para ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos).

COMO AJUDAR – A população pode colaborar informando sobre pessoas em situação de rua pelos telefones: (19) 99694-1768, (19) 99705-4663 e (19) 99446-4389 (Serviço de Abordagem Social), pelo 153 da Guarda Civil Metropolitana ou pelo (19) 3426-5979 (Centro Pop).


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.