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Projeto Superação, da Prefeitura, realizou 441 atendimentos na Praça José Bonifácio

Entre os atendimentos, destaque para 100 contratos da Frente de Trabalho, 71 novos cadastros no CadÚnico e 70 encaminhamentos para internação em clínicas

Por CCS / Publicado em 26/11/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

O Projeto Superação, executado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, com apoio de diversas secretarias municipais, realizou 441 atendimentos entre os dias 17 e 26/11, na Praça José Bonifácio, no Centro.

A imagem mostra uma cena ao ar livre, possivelmente um evento de saúde ou serviço público. No centro, um homem com barba está sentado em uma cadeira, de costas para o observador, usando uma camiseta listrada azul e branca. Ele está de frente para uma mesa onde um homem mais jovem, vestindo um colete azul sobre uma camiseta branca e calças azuis, está escrevendo em um papel. O homem mais jovem parece estar preenchendo formulários ou registrando informações. Há uma pasta vermelha e uma caixa pequena sobre a mesa. Ao fundo, uma van azul com o letreiro "RUA" é visível. Várias pessoas estão presentes, algumas usando coletes azuis com um símbolo de cruz branca e a inscrição "CONSULTORIO NA RUA". Uma mulher com um colete semelhante está atrás da van. Outras pessoas estão em segundo plano, algumas em pé e outras sentadas. O ambiente é sombreado por uma cobertura, e o chão é pavimentado com um padrão quadriculado. Há árvores e vegetação ao redor, sugerindo um espaço externo.
Foram realizados 441 atendimentos na Praça José Bonifácio, por meio do projeto Superação

As equipes técnicas das secretarias e os voluntários efetuaram 129 cortes de cabelo, 100 contratos para a Frente de Trabalho, 71 inserções no Cadastro Único, 70 internações em clínicas e comunidades terapêuticas credenciadas pela Secretaria de Saúde para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, 21 encaminhamentos para a Casa de Passagem, 20 emissões de segunda via de RG, 14 emissões de segunda via de certidão de nascimento, oito encaminhamentos para consultas, e oito encaminhamentos para ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos).

Entre os atendidos, Patrick Correa de Oliveira, 42 anos, encaminhado para a Frente de Trabalho, contou que, em razão do uso de substâncias, acabou vivendo em situação de rua e enfrentando muita desconfiança. “Por conta do nosso passado, as pessoas não confiam na gente para dar um trabalho, e isso machuca, deixa a gente ainda pior. Essa oportunidade é boa demais. Quero viver o hoje; não gosto de criar expectativas, mas desejo coisas boas para a minha vida no futuro”, afirmou.

A imagem mostra um homem sorridente, provavelmente de meia-idade, vestindo um colete laranja de alta visibilidade sobre uma camiseta cinza. Ele está com as mãos juntas à frente do corpo e parece estar em um ambiente ao ar livre, sob uma tenda branca. Ao fundo, há uma ambulância branca com uma cruz vermelha e a inscrição "Cadastro Único", indicando que o local pode ser um ponto de atendimento ou evento relacionado a serviços sociais ou de saúde. Também é possível ver algumas cadeiras brancas e pessoas sentadas, além de uma barreira amarela, sugerindo organização do espaço para atendimento ao público. O cenário ao fundo apresenta construções e uma atmosfera urbana. A expressão do homem transmite simpatia e alegria, e o ambiente aparenta ser um local de apoio comunitário, possivelmente no Brasil, considerando as referências presentes.
Patrick foi um dos encaminhados para a Frente de Trabalho

O secretário de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Edvaldo Brito, destacou que os números refletem o alcance da ação. “Os 441 atendimentos mostram que conseguimos chegar às pessoas que realmente precisavam desse apoio. Foram dias de trabalho intenso, mas que reforçam o compromisso da Prefeitura em oferecer acolhimento, orientação e oportunidades para quem está em situação de vulnerabilidade.”

Para o secretário-executivo da pasta, Adriano Camargo, a intersetorialidade e o apoio do prefeito Helinho Zanatta foram fundamentais. “A participação de várias secretarias e o respaldo do prefeito permitiram que o projeto acontecesse de forma organizada e eficiente. Essa integração é essencial para garantir que as pessoas recebam atendimento completo, desde documentação até oportunidades de inserção social.”

COMO AJUDAR – A população pode auxiliar na identificação e informar sobre pessoas em situação de rua pelos telefones: (19) 99694-1768, (19) 99705-4663, (19) 99446-4389 (Serviço de Abordagem Social), pelo 153 da Guarda Civil Metropolitana e pelo (19) 3426-5979 (Centro Pop).


Secretarias e Outros órgãos

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