Projeto Superação, da Prefeitura, realiza 275 encaminhamentos de pessoas em situação de rua em um mês
Ação concentrou atendimentos em pontos estratégicos da cidade e realizou inserções em programas de trabalho, saúde e assistência social

O projeto Superação, executado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, realizou, em um mês, 275 atendimentos e encaminhamentos voltados à população em situação de rua no município. De acordo com o censo realizado pelo SEAS, conduzido pela empresa INDISAT, 270 pessoas em situação de rua foram abordadas no município.
Do total, foram firmados 131 contratos para a Frente de Trabalho; 90 vagas para internações em clínicas e comunidades terapêuticas credenciadas pela Secretaria de Saúde para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas; concedidas 46 passagens para retorno à cidade de origem; e realizados oito encaminhamentos de idosos para Instituições de Longa Permanência.
Além dos encaminhamentos, o projeto ofereceu outros serviços de apoio. Foram realizados 211 cortes de cabelo, 32 atendimentos pelo Consultório na Rua, 32 abordagens pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), 128 novas inserções no Cadastro Único, 10 encaminhamentos para serviços de saúde, 27 emissões de segunda via de certidões de nascimento, 20 emissões de segunda via de RG e 16 atendimentos pelo CAPS e CAPS Álcool e Drogas, totalizando 476 atendimentos nesses serviços.
Segundo o secretário de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Edvaldo Brito, as ações voltadas à população em situação de rua seguirão sendo realizadas de forma contínua no município, mas o projeto Superação cumpriu seus objetivos ao promover “atendimentos, encaminhamentos e acesso a serviços, alcançando resultados positivos a partir da atuação integrada das equipes envolvidas.”
O projeto teve início em 17/11, na praça José Bonifácio, no Centro, local com grande concentração de pessoas em situação de rua. Em seguida, a ação passou pela Vila Sônia, com atendimentos realizados no Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, e foi finalizada no Centro Comunitário do bairro Tatuapé, na sexta-feira, 12/12.
COMERCIANTES APROVAM O PROJETO – Na praça José Bonifácio, comerciantes relataram mudanças no cenário após a realização do projeto. Maria Dalva Marques, 65 anos, comerciante no local desde 2009, afirmou que antes a praça estava sem atenção, com acúmulo de sujeira. “A gente chegava para trabalhar e precisava limpar, juntar os objetos que largavam aqui de madrugada, tudo isso antes de começar o dia. Depois do projeto a praça está mais limpa, o que facilita o nosso trabalho e a rotina, e a população, aos poucos, está voltando a frequentar o espaço.”

Leonardo Cardoso, 26 anos, comerciante há quatro anos na praça, destacou que anteriormente havia uma grande aglomeração de pessoas dormindo no local e muitos conflitos, o que afastava os clientes. “Achei o projeto muito bom. A quantidade de pessoas em situação de rua diminuiu significativamente, cerca de 90%. Achei interessante porque as ações foram integradas, quem quis trabalhar foi encaminhado, quem precisava de internação também conseguiu.”

Nair Gomes Pascoalino, 62 anos, que trabalha há 30 anos na praça, também relatou melhora no ambiente após o projeto. “Me sinto mais segura agora. Ainda aparece uma ou outra pessoa querendo confusão por aqui, mas nem compara com o que estava antes. Houve aumento na circulação de famílias, idosos, reforçando a praça como ponto de referência e de convivência familiar”, destacou.

