A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social inaugurou nesta terça-feira (11), o novo espaço de atendimento do Projeto SOS Bombeiros realizado em parceria com a Secretaria Estadual Assistência e Desenvolvimento Social, CRAMI – Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância de Piracicaba e o Corpo de Bombeiros de Piracicaba. O objetivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é com a nova sede localizada na Rua Victório Laerte Furlani, nº731, no Bairro Algodoal oferecer uma estrutura mais adequada para a realização das atividades com as crianças e adolescentes e seus familiares.

O Projeto SOS Bombeiros busca oferecer atividades sócio-educativas a crianças e adolescentes, na faixa etária de 08 a 14 anos, em situação de risco pessoal e social, que tiveram seus direitos ameaçados ou violados.

Com uma equipe formada por dois monitores, cozinheiro, assistente social, sargento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba e três voluntários para atividades de capoeira, dança e artesanato, o projeto atende 65 crianças e adolescentes, em dois períodos, das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30.

As atividades desenvolvidas em períodos alternados ao escolar envolvem ainda um trabalho de treinamento oferecido pelo Copom, como curso de bomba armar(prevenção e combate de incêndios), curso de primeiros-socorros cabos e nós e acompanhamento pedagógico escolar.

O projeto dispõe também de um trabalho voltado às famílias das crianças e adolescentes atendidas por meio de reuniões sócio-educativas, visitas domiciliares e atendimento individual.