Andréa Almeida agradeceu a todas as empresas e pessoas físicas que aderiram ao projeto neste primeiro ano

Com a união e solidariedade de empresas e pessoas, o projeto Pira Sem Fome, do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), completou um ano neste mês de agosto. A cerimônia de celebração aconteceu hoje, 29/08, no auditório do Museu da Água. Durante o evento, todos os 53 parceiros do projeto que, até o momento, permitiram que o Fussp doasse 3.720 cestas a famílias de Piracicaba, receberam uma homenagem das mãos da presidente do Fundo Social, Andréa Almeida, e do prefeito Luciano Almeida.

Do total de doadores que aderiram ao projeto, 38 são pessoas jurídicas, que receberam o selo de Empresa Apoiadora, e 15 são pessoas físicas. “Quero agradecer do fundo do coração a todos os parceiros que fizeram e fazem esse projeto acontecer. Conseguimos, neste primeiro ano, atender cerca de 310 famílias por mês. Isso é muito importante. E, agora, após um ano, quero deixar o convite para que cada parceiro convide mais um parceiro, para plantar essa semente e seguir disseminando esse projeto”, enfatizou Andréa.

Luciano Almeida destacou que espera que o projeto se consolide e seja abraçado pela sociedade

O prefeito Luciano Almeida destacou o caminho percorrido para o desenvolvimento do Pira Sem Fome. “Desde o início, quando o projeto começou, ficou nítido que seria uma ideia diferente, de criar essa lógica da previsibilidade na doação de cestas básicas e, assim, conseguir oferecer segurança às famílias, dar a tranquilidade de que essas pessoas terão o que comer nesse mês, no próximo mês e nos meses seguintes. Doar alimento é permitir que as famílias possam voltar a ter capacidade de se autossustentar e desenvolver suas vidas. Esse projeto hoje é uma realidade que transcende questões ideológicas e esperamos que se consolide cada vez e seja abraçado pela sociedade”, acrescentou.

A cerimônia de celebração aconteceu hoje, 29-08, no auditório do Museu da Água

Ao palco também foram chamados os apoiadores mais recentes do projeto. Representando a empresa Amistà Empreendimentos e Participações, José Luiz Guidotti Junior reforçou que o Pira Sem Fome já é um projeto consolidado. “É um trabalho lindo, de uma sociedade que se junta e se organiza. Piracicaba é solidária, o piracicabano gosta de ajuda e abraça causas. Então, como responsabilidade nossa, como apoiadores, vamos cumprir a meta de trazer pelo menos mais um apoiador conosco e no próximo ano conseguir dobrar o que foi conquistado nesse primeiro ano”, disse.

Todos os apoiadores do Pira Sem Fome receberam receberam uma homenagem das mãos da presidente do Fundo Social, Andréa Almeida, e do prefeito Luciano Almeida

“Conheci o projeto por meio de uma reportagem da EPTV e, assim que vi, senti que tinha que ajudar. Não sou de Piracicaba, sou de Capão Bonito, mas desde que cheguei à cidade, fui muito bem acolhido. Então, ajudar nesse projeto foi uma forma que encontrei de mostrar minha gratidão”, completou Paulo Roberto Oliveira, que aderiu ao projeto como pessoa física.

Estiveram presentes no evento os titulares das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Agricultura e Abastecimento (Sema), Obras e Zeladoria (Semozel), Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), da Ação Cultural (Semac), Trânsito e Transportes (Semuttran), de Governo (Semgov), de Educação (SME) e Procuradoria. Representando a Câmara Municipal, estavam os vereadores Paraná, Paulo Camolesi e Thiago Ribeiro. Também participaram voluntários do projeto e de outros programas do Fundo Social.

O PROJETO – Lançado em agosto de 2022, o projeto Pira Sem Fome prevê a adesão de empresas, de todos os tamanhos e segmentos, e pessoas físicas que possam contribuir mensalmente, por tempo pré-determinado, com a doação de cestas básicas ao Fussp, que serão direcionadas às famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, encaminhadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

As doações podem ser feitas por meio de cesta física, cartão ou ticket, na quantidade que o doador desejar e pelo período 12, 24 ou 36 meses.

Paulo Roberto Oliveira aderiu ao projeto como pessoa física

O projeto visa complementar a entrega de cestas que o Fussp realiza, bem como busca incentivar a sociedade civil a exercer a responsabilidade social. A adesão pode ser realizada pelo site oficial do projeto: http://pira.sp.gov.br/semfome/.