Fabio Lazzerini, do Ipplap, fala aos alunos da escola estadual José Martins de Toledo, em Artemis

O Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), com apoio de seu Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), desenvolve projeto-piloto de educação ambiental e patrimonial com estudantes do ensino médio do município. O projeto consiste em palestras dirigidas a alunos de ensino médio, para que possam ampliar o conhecimento sobre a história, a riqueza natural e utilizar esse aprendizado para valorizar o espaço onde vivem e seus patrimônios turísticos e culturais. As palestras serão ministradas por Fábio Lazzerini, diretor-executivo de estudos sócios-econômicos, informações e desenvolvimento urbano e rural do Ipplap, e idealizador do projeto.

A primeira escola a receber o projeto foi a EE Professor José Martins de Toledo, em Artemis, no dia 22/11. A palestra foi dirigida a alunos do 2º ano do ensino médio. A ideia é estender o projeto para escolas de bairros com potencial turístico de Piracicaba, como Santana, Santa Olímpia e Tupi. "Esses locais foram definidos para o início do projeto porque o turismo é um potencial de geração de renda e permite o desenvolvimento de atividades relacionadas à natureza, sem causar danos ou impactos ao meio ambiente", explicou o diretor do Ipplap.

Segundo Lazzerini, é necessário que ocorra por parte dos jovens a valorização do lugar onde vivem, e saibam observar as oportunidades de trabalho com potencial sustentável por meio das riquezas naturais, históricas, culturais e imateriais dos lugares", disse.

Na palestra ao alunos de Artemis, Lazzerini percebeu que muitos jovens desconheciam a origem do nome do distrito, que vem da planta Artemisia, que era abundante ao longo da linha férrea. Por outro lado, demonstraram preocupação e uma atenção especial ao patrimônio mais simbólico, a Ponte de Ferro, afirmou Lazzerini, completando que o interesse dos alunos de Artemis vai despertar em estudantes de outros bairros a mesma vontade de aprender e vislumbrar o potencial do lugar onde moram.

Fabio Lazzerini, do Ipplap, fala aos alunos da escola estadual José Martins de Toledo, em Artemis

A atividade em Artemis foi realizada em parceria com a escola e com o vereador Josef Borges. A palestra de Lazzerini fez parte das atividades relacionadas à Feira de Ciências que será realizada na escola no próximo dia 6 de dezembro.

Para Josef Borges, todos os distritos e bairros têm histórias e patrimônios que precisam ser divulgados. "Esse conhecimento do patrimônio e do meio ambiente do lugar valoriza o potencial de cada localidade e isso se reverte em novas oportunidades de trabalho, como no setor do turismo e de tecnologia", disse.

Borges lembrou que em Artemis, por exemplo, já há o poço de água termal sulfurosa e o balneário, o sítio arqueológico, onde era o Porto João Alfredo, a olaria que ainda tem a chaminé preservada, a ponte de ferro e a antiga Estação Ferroviária. "São patrimônios que devem ser conhecidos, valorizados e preservados com uso responsável e sustentável", reforçou o vereador.

Ponte de Ferro de Artemis durante construção; estrutura é tombada