O Projeto Nauti-Clube da Melhor Idade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e o Conselho Municipal de Esportes e Atividades Motoras, atendeu em 2.006, 2.500 pessoas pertencentes a diversos grupos da terceira idade da cidade.
Para este ano, a meta é atingir 5 mil pessoas, conquistando principalmente a população residente na região do Parque Piracicaba, Santa Terezinha, Vila Sônia, Boa Esperança e Ártemis.
A coordenadora do projeto, a professora Marlene de Lima reconhece a amplitude do projeto lançado em julho de 2.006. Segundo ela, durante este tempo, a terceira idade de Piracicaba está sendo conquistada com muito carinho, atenção e trabalho. Ela ressalta que o projeto é gratuito, cujo objetivo principal é melhorar a qualidade de vida do cidadão, através da prática de esporte e lazer.
Marlene afirmou que o projeto está em pleno funcionamento, com diversas atividades. Às quartas e sextas-feiras, às 15 horas, aula de hidroginástica, muito procurada pelos grupos e às sextas-feiras, às 9 horas, aula de natação. Além disso, uma vez por mês está sendo promovida uma tarde dançante. Os demais equipamentos do Clube estão à disposição dos freqüentadores, como as canhas de bocha, quiosques e quadras e campos. As atividades são realizadas de segunda e quarta-feira, das 13 às 17 horas e as sextas-feiras, das 8 às 17 horas. Nos demais dias é necessário agendamento.
As atividades são monitoradas por professores e estagiários de Educação Física, para orientar as pessoas sobre a melhor forma de praticar as atividades. “É importante que os grupos da terceira idade e até mesmo de forma individual, passem a freqüentar o local e aproveitem essa excelente oportunidade, de se desenvolverem esportivamente, num ambiente de harmonia e integração. Hoje este espaço se transformou em uma comunidade, onde os integrantes dos grupos de terceira idade, seus netos e vizinhos, desfrutam de algumas horas de alegria, em um clima fraterno e de muita amizade”.
Segundo Marlene, outro grupo de interesse para freqüentar o projeto são as unidades básicas de saúde. Ele informou que contatos já foram iniciados com o Programa Saúde da Família, para que possam encaminhar as pessoas com hipertensão, diabetes para o Nauti Clube, onde poderão fazer hidroginástica e caminhada e alongamento, para melhorar suas condições de saúde.
O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Piracicaba, através do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, com o Bela Vista Nauti Clube, com apoio do Conselho Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, objetivando utilizar o local para projetos voltados ao esporte e lazer.
O Clube localizado na Rodovia SP-304, km 175, entre Piracicaba e Águas de São Pedro, ocupa área de cerca de 70 mil metros e conta com estrutura privilegiada, que vai desde salões de festas, piscina, quiosques, churrasqueiras, canchas de bocha e áreas de recreação.
Participantes elogiam o Projeto
Na tarde de hoje (04), era evidente a felicidade no rosto das cerca de 50 pessoas que freqüentavam o Nauti Clube, vindas principalmente do Parque Piracicaba e da Estância Lago Azul. Elas participaram com muita energia e alegria das atividades da hidroginástica. Não havia lugar para tristeza e a única preocupação era aproveitar bem o dia, com disposição, ao lado de seus netos e vizinhos. Veja alguns depoimentos:
“Fui uma das primeiras pessoas a freqüentar este projeto e todas as segundas,quartas e sextas-feiras venho neste local, onde posso praticar atividades de lazer e fazer novos amigos. O projeto e foi uma paixão à primeira vista. É um enorme prazer poder passar o dia dançando, fazendo ginástica e conhecendo outras pessoas. Pretende freqüentar toda semana as atividades. Parabenizo a Prefeitura que teve a sensibilidade de atender a reivindicação da Associação dos Grupos da Terceira Idade, proporcionando um espaço maravilhoso para nos divertimos”. (Maria Teresa, 58 anos)
“Adoro freqüentar este espaço, onde posso me divertir e passar algumas horas agradáveis. Este espaço oferecido pelo Nauti era o que faltava para que nós pudéssemos nos divertir com liberdade em espaço amplo e adequado. Faço questão de participar ativamente do Projeto, que é importante para manter a qualidade de vida das pessoas da melhor idade”. (Úrsula Monteiro, 64 anos).
“É a primeira vez que freqüento este clube como integrante de grupo da terceira idade. Com certeza virei outras vezes, pois este espaço atende antiga reivindicação dos grupos da terceira idade. O projeto é maravilhoso e este espaço nos deixa à vontade e com energia e disposição para passarmos o dia alegres”. (Geraldo Grandis, 63 anos).
“Comecei a vir para este projeto na quarta-feira passada e desde então, não consigo ficar em casa nos dias em que são realizadas atividades. Torço muito para o seu crescimento, pois permite mais opções as pessoas da melhor idade”. (Geisa Vieira, 52 anos)