Ao completar 1 mês de atividades, o Projeto Nauti-Clube da Melhor Idade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, vem ganhando adeptos pertecentes a diversos grupos da terceira idade da cidade.

Considerado um dos projetos mais audaciosos da administração voltado à Terceira Idade, o Nauti- Clube da Melhor Idade pretende atender até o final deste ano, 5 mil pessoas.

O secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello e a coordenadora do projeto, a professora Marlene de Lima, reconhecem a amplitude do projeto e ao mesmo tempo, solicitam que os grupos da terceira idade passem a freqüentar o projeto, que segundo eles, garante toda a estrutura para atividades de lazer e entretenimento. “Esperamos a adesão de mais grupos, para que aproveitem este espaço maravilhoso, oferecido pelo Nauti Clube. Estamos à disposição atender a todos da melhor forma possível”, ressaltaram.

Marlene afirmou que o projeto está em pleno funcionamento, toda segunda, quarta e sexta-feira, das 8h30 às 16h30, com a presença de uma professora de Educação Física, para receber as pessoas e orienta-las, sobre a melhor forma de praticar as atividades. “É importante que os grupos da terceira idade e até mesmo de forma individual, passem a freqüentar o local e aproveitem essa excelente oportunidade, de se desenvolverem esportivamente, num ambiente de harmonia e integração”.

Segundo Marlene, as opções vão desde cancha de bocha, caminhada, alongamento e até a presença de vários quiosques, para reuniões entre as pessoas e no verão, as piscinas também poderão seu utilizadas pelos integrantes do projeto, para a prática de natação e hidroginástica. Ela informou que em breve, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes providenciará ônibus que adentre o Nauti, possibilitando que idosos sem condições de deslocamento próprio, podem ir até o clube.

O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Piracicaba, através do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, com o Bela Vista Nauti Clube, com apoio do Conselho Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, objetivando utilizar o local para projetos voltados ao esporte e lazer.

O Clube localizado na Rodovia SP-304, km 175, entre Piracicaba e Águas de São Pedro, ocupa área de cerca de 70 mil metros e conta com estrutura privilegiada, que vai desde salões de festas, piscina, quiosques, churrasqueiras, canchas de bocha e áreas de recreação.

Participantes elogiam o Projeto

Na tarde de hoje, o Grupo Sol Poente da Terceira Idade formado por 50 pessoas, participou com muita energia e alegria das atividades do projeto, realizando ginástica, piquenique e dança. Não havia lugar para tristeza e a única preocupação era aproveitar bem o dia, com disposição, ao lado de seus companheiros. Veja alguns depoimentos:

“É a primeira vez que freqüento o projeto e foi uma paixão à primeira vista. É um enorme prazer poder passar o dia dançando, fazendo ginástica e conhecendo outras pessoas. Pretende freqüentar toda semana as atividades. Parabenizo a Prefeitura que teve a sensibilidade de atender a reivindicação da Associação dos Grupos da Terceira Idade, proporcionando um espaço maravilhoso para nos divertimos”. (Antonio Ortiz Filho- 79 anos)

“Este espaço oferecido pela Nauti era o que faltava para que nós pudéssemos nos divertir com liberdade em espaço amplo e adequado. Fazemos questão de participar ativamente do Projeto e estamos divulgando aos nossos amigos, para que conheçam de perto este trabalho, importante para manter a qualidade de vida das pessoas da melhor idade”. (Alaor Reis Marques- 54 anos e Maria Célia da Silva, 66 anos).

“Lutamos tanto para termos este espaço e agora que a Prefeitura concretizou, a gente precisa aproveitar. O projeto é maravilhoso e este espaço nos deixa à vontade e com energia e disposição para passarmos o dia alegres”. (Roberto Camargo, 61 e Ivani Calisto, 61).