Até novembro, projeto da OSP pretende contemplar 1.470 crianças da rede
Fotos: Fernanda Schmidt
Na quarta-feira, 26, as crianças do Jardim II (5 e 6 anos), da Escola Municipal Professora Judith Moretti Accorsi, assistiram à apresentação do quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP). A apresentação faz parte do projeto desenvolvido pela OSP, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de desenvolver uma relação entre alunos do ensino público e a música erudita. Até novembro, o projeto pretende contemplar 1.470 crianças da rede municipal.
Idealizado pelo maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, o projeto quebra a rotina dos estudantes, a partir das visitas didáticas e descontraídas dos quartetos ou quintetos de cordas, madeiras e metais da OSP.
Na apresentação, os músicos fazem uma demonstração prática sobre os instrumentos, suas formas de funcionamento, histórias e curiosidades. Temas infantis e do cinema são apresentados e composições célebres da música erudita. Há espaço para perguntas e as crianças têm a oportunidade de entender como é a carreira de músico e o que é preciso para tocar um instrumento.
Murilo Tureta, de 6 anos, descobriu, após a apresentação, que quer seguir a carreira de músico quando crescer. "Gostei bastante do violino e das músicas, tem um barulho calmo", disse ele.
"Eu também quero ser maestro para poder acompanhar os músicos e ensinar do que os instrumentos são feitos, assim como aprendi hoje", contou Guilherme Luís Fonseca, 5 anos.
Na quinta-feira, 27 o quarteto de madeiras se apresentará na E.M. Profº Milton Rontani, e na sexta-feira, 28, é a vez das crianças da E.M. Profº Luis de Siqueira assistir à apresentação do quarteto de metais. Em novembro, último mês de apresentações deste ano, as três escolas contempladas são: E.M. Joaninha Morganti, E.M. Profº Thomaz Caetano Cannavam Ripoli e E.M. Profª Maria de Lourdes Fuzzetti Lorenzi.
Murilo Tureta
Guilherme Luís Fonseca