Criado com o intuito de capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba), criou o Projeto Monitoria de Turismo 60+, que começa na próxima terça-feira, 14/02. As aulas são totalmente gratuitas. As vagas disponíveis já foram preenchidas, 35 ao todo, mas há possibilidade de manifestar interesse para a lista de espera, por meio do site semdettur.piracicaba.sp.gov.br. “Abrimos uma lista de espera porque sempre é possível que tenha desistência, inclusive, orientamos que os inscritos que, porventura, não puderem mais participar nos comuniquem, para que as vagas sejam liberadas”, explicou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire. Conforme o titular da Semdettur, José Luiz Guidotti Júnior, o Projeto Monitoria de Turismo 60+ nasceu para colaborar com o bem-estar das pessoas que possuem mais de 60 anos de idade e também para movimentar a economia da cidade. “As aulas incentivam os participantes a se inserirem no mercado, manter a mente ativa, socializarem e, além disso, estamos oportunizando o trabalho, com pessoas qualificadas para o turismo na cidade, para que os turistas sejam recebidos da melhor maneira e voltem ao nosso município, visitando nossos atrativos turísticos, consumindo em nossos restaurantes, se hospedando em nossos hotéis e com isso movimentando todo o trade turístico de Piracicaba”, comentou AULAS – As aulas do Projeto Monitoria de Turismo 60+ acontecerão nos dias 14, 16 e 28 de fevereiro e nos dias 2, 14, 16, 21 e 23 de março, sempre das 8h às 12h, no anfiteatro da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900. Para receber o certificado de conclusão de curso é necessário ter frequência mínima de 75% nas aulas, além de atingir nota mínima 5 na avaliação. Entre os temas abordados nas aulas estão conceitos básicos da cadeia do turismo, serviços receptivos, o papel do monitor, o comportamento do Turista 4.0, o que esperar dos fornecedores turísticos, redes sociais, TripAdvisor e Google para atrações turísticas, hospitalidade e acolhimento como diferenciais, condução e mediação de visitas, experiência de atendimento personalizado e humanizado e coleta e organização de informações sobre ambientes e atrativos. Mais informações sobre o Projeto Monitoria de Turismo 60+ podem ser obtidas no site semdettur.piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-1174.