Rota dos Resíduos: Percursos para a Sustentabilidade é realizado pelo GMEA e Prefeitura; agendamento pode ser feito pelo link: https://bit.ly/rota-dos-residuos

O Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e a Prefeitura de Piracicaba desenvolverão, a partir deste mês, o projeto Rota dos Resíduos: Percursos para a Sustentabilidade, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de atividades de educação ambiental relacionadas à gestão de resíduos sólidos, por meio de visitas a espaços que proporcionem o contato com experiências realizadas em Piracicaba.

A iniciativa conta com a parceria com grupos da Esalq/USP, como o USP Recicla, o Centro de Estudos e Pesquisa para o Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (Cepara), o Museu Luiz de Queiroz e Clube de Ciências Luiz de Queiroz, além da Cooperativa do Reciclador Solidário e a empresa Ambiental.

Grupos e instituições interessadas em participar dos percursos poderão solicitar o agendamento de visitas, desde que indiquem como esta possibilidade contribui para o trabalho de educação ambiental que realizam. Conforme informações do GMEA, a idade mínima para a participação no projeto é de 06 anos para o percurso realizado na Esalq, e de 10 anos para os percursos envolvendo a Cooperativa do Reciclador Solidário e os ecopontos municipais e a empresa Ambiental.

Para solicitação de visitas, é necessário que o grupo interessado possua, no mínimo, 15 pessoas e, no máximo 33 para ônibus com acessibilidade e 37 para ônibus comuns. A solicitação de visitas pode ser feita por meio do link: https://bit.ly/rota-dos-residuos. O agendamento será realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA/SIMAP), em conjunto com o GMEA e as instituições parceiras.

Trabalhos desenvolvidos na ESALQ poderão ser visitados através do projeto.

Segundo a assessora do GMEA, Kelly Monaco Coletti, esta iniciativa busca fomentar atividades de educação ambiental relacionadas a consumo consciente e resíduos sólidos, considerando a extrema relevância de suas realizações para o enfrentamento de desafios socioambientais regionais e globais.

“Instituições públicas, como escolas e secretarias, conselhos, organizações da sociedade civil, associações de bairro e demais grupos interessados poderão fortalecer seus diálogos e práticas, a partir de percursos educadores que possibilitam o contato com diferentes experiências e que promovem a reflexão sobre escolhas de consumo e descarte”, complementa Kelly.

Ainda, segundo ela, as pessoas e grupos que realizam ações de educação ambiental em Piracicaba e que estão interessados nos percursos estão convidadas a se cadastrarem no mapeamento das ações de educação ambiental, realizado pelo GMEA: https://gmeapiracicaba.wixsite.com/mapaea/contribua.

O projeto Rota dos Resíduos: Percursos para a Sustentabilidade disponibiliza o transporte para visitas a partir de recursos financeiros advindos da parceria público privada de limpeza pública para educação ambiental.

Outras informações sobre o projeto e ações desenvolvidas pelo GMEA ou de educação ambiental em Piracicaba podem ser obtidas pelo e-mail: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com.