Sexta Cultural

Desenvolver as competências da oralidade, escuta, leitura e escrita. Esse é o principal objetivo do projeto O.L.E. (Oralidade, Leitura e Escrita), desenvolvido pela Escola Municipal “Professor Francisco de Almeida Kronka” com o total apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação. A próxima edição será no dia 30 de abril, a partir das 7h30, e contará com a participação do secretário municipal de Educação, professor Gabriel Ferrato. A unidade, que está localizada na Rua Cândido Motta, 299, bairro Eldorado I, onde são atendidos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), também terá uma programação no dia 16 para marcar o dia Nacional do Livro, comemorado em 18 de abril.

“Para nossos jovens, que estão em processo de formação constante, é papel primordial do educador e também dos responsáveis criar interesses, orientar esforços e apontar caminhos em relação à prática da leitura, construindo-os como pessoas e cidadãos esclarecidos, críticos e exigentes em relação à sociedade em que querem viver”, considera Ferrato.

O O.L.E. é realizado desde 2008 sempre na última sexta-feira de cada mês (com períodos intercalados), sendo aberto aos pais dos estudantes e a comunidade em geral. “Todo final de mês apresentamos o trabalho desenvolvido na escola ao longo do período, por meio de teatro, oficinas, músicas ou outras maneiras que também contribuam para que a criança compreenda a função e importância da escrita, leitura e, consequentemente, da oralidade”, explica a diretora da escola, Roberta Eleutério Amaral.

Segundo ela, o hábito de ler é o foco principal da escola nesse projeto, devido às dificuldades que os estudantes têm para se comunicar corretamente. “Todos os dias nossos professores lêem um texto para os alunos e isso impacta na questão da escrita. Além disso, temos um dia específico para leitura, que é divulgado para os pais e a comunidade”.

Roberta afirma que os alunos não só esperam pelo dia da apresentação, como há um retorno positivo também por parte dos pais. Durante as reuniões, de acordo com ela, eles reconhecem a importância e agradecem pelo trabalho desenvolvido. “A família acompanha as atividades que desenvolvemos e isso é fundamental para a qualidade do ensino”. A Escola Municipal “Professor Francisco de Almeida Kronka” conta com 35 funcionários, dos quais 15 são professores.

Programação Sexta Cultural

*Apresentação teatral a ser realizada pelos alunos do 5º ano;

*Apresentações musicais: “Aquarela do Brasil”, interpretada pelos alunos do 4º ano, e “Palavras Repetidas”, por estudantes do 5º ano;

*Dramatização feita por alunos do 4º ano.

Dia Nacional do Livro

Em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro. A Escola Municipal “Professor Francisco de Almeida Kronka” convida os pais e a comunidade no dia 16 para um momento de leitura, com visitas à biblioteca e demonstração dos livros que a unidade dispõe (incluindo os novos títulos).