Projeto incentiva crianças da educação infantil a reduzir consumo de alimentos industrializados
.jpg)
Os resultados do projeto “Piracicaba com Saúde: é hora de comer melhor” foram apresentados nesta segunda e terça-feira (14 e 15) no anfiteatro da Secretaria de Educação. Tendo como tema "Redução do Consumo de Alimentos Industrializados" professores e diretores das escolas de educação infantil da rede municipal desenvolveram, desde o inicio do ano, ações e atividades envolvendo as crianças e os pais
Promovido pela CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), da Secretaria de Saúde, o projeto envolve todas as 80 unidades de educação infantil da rede e contou com a participação de mais de 200 educadores. De acordo com nutricionista e coordenadora do CPAN, Márcia Cardoso, 16 projetos foram sorteados e apresentaram os resultados obtidos em 2015.
“Nos projetos apresentados, percebemos que houve um grande empenho, dedicação e carinho dos professores na orientação do consumo da alimentação saudável, não somente envolvendo a criança, mas principalmente os pais”, salienta a nutricionista.
Márcia explica que as crianças do educação infantil, na faixa etária de 0 a 6 anos, são mais suscetíveis à informação e também multiplicadoras com os pais. “Percebemos a partir da apresentação dos projetos uma maior preocupação dos pais sobre os perigos de oferecer ao filhos alimentos industrializados que são ricos em açúcar e gordura”.
De acordo com a coordenadora da CPAN, a ação é contínua e mesmo com os bons resultados apresentados, muitas escolas têm um cronograma de ação a ser desenvolvido até o final desde ano e também para 2016. “O trabalho não pode parar”.
Francine Pupin Norder, diretora da Escola da Educação Infantil Milton Rontani, localizada no bairro Pauliceia, afirma que a unidade tem feito ações com o objetivo de conscientizar toda a família, principalmente os pais, sobre os malefícios do consumo excessivo de produtos industrializados. “A criança não conhece um alimento industrializado a não ser que ele seja apresentado pelo pais. Portanto, é necessário que os pais tomem consciência dos perigos desses alimentos”, justifica a diretora.
Professora do maternal na Escola Professora Ermelinda Adorno, no Santa Rita/Avencas, Carla Sapupo, salienta que o projeto sobre a alimentação saudável é desenvolvido na unidade há alguns anos, e agora tem colhido bons resultados. “As crianças têm a cada dia adquirido maior interesse pela alimentação saudável, principalmente porque a merenda escolar oferecida às crianças proporciona isso, e as crianças cobram dos pais os mesmos alimentos oferecidos na escola”.
A Secretária de Educação, Ângela Jorge Corrêa, informa que parceria entre CPAN e as escolas do município tem sido fundamental para orientar as novas gerações para o não consumo dos alimentos industrializados, e, ao mesmo tempo, incentivando para a ingestão do alimento saudável e sem desperdício. “Teremos uma geração que crescerá orientada para não consumo excessivo desses alimentos e ao mesmo tempo conscientes da necessidade da preservação do meio ambiente, da economia e do não desperdício de alimentos”, afirma.
