O projeto Horta nas Escolas, lançado no mês de maio pela Prefeitura de Piracicaba, por meio de uma parceria entre a Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) e SME (Secretaria de Educação), já está registrando avanços nos primeiros dois meses de acompanhamento em 13 escolas municipais.

Durante o mês de junho, a Sema realizou visita técnica nas escolas municipais contempladas, que consistiu em uma interação inicial com diretoras, professoras e alunos do ensino infantil e fundamental.

Nesta quinta-feira, 04/07, o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama, fez uma visita na horta da E.M. Helio Casale Padovani, no bairro Água Branca, para dar assistência técnica e acompanhar uma atividade de plantio com os alunos da educação infantil, que plantaram mudas de berinjela, morango, alface, espinafre, erva doce, hortelã e guaco.

“As crianças demonstraram muito interesse e entusiasmo no preparo do solo, bem como no plantio de mudas de hortaliças e de ervas medicinais. Certamente essa interação só aumentará nas próximas etapas, com os processos de irrigação, combate agroecológico a eventuais pragas e doenças e, finalmente, a colheita, de forma que os alunos conheçam o ciclo produtivo completo”, explicou o engenheiro agrônomo, Felipe Del Lama.

A diretora Vanessa Barioto Taccelli, contou que a horta está ajudando a ensinar aos alunos hábitos alimentares saudáveis e um entendimento sobre a origem dos alimentos. “Este projeto está proporcionando uma experiência enriquecedora para as crianças. Nosso objetivo é plantar sementes de conhecimento para o futuro dos nossos alunos, de forma a desenvolver cidadãos conscientes e responsáveis com a saúde e o meio ambiente. Agradecemos a Sema e a todos os envolvidos por tornar este projeto possível”, ressalta.

HORTA NAS ESCOLAS – Desenvolvido como complementação do processo de aprendizagem das crianças, o projeto busca ampliar os espaços produtivos nas escolas, fomentando a educação ambiental, agricultura sustentável e alimentação saudável.

O acompanhamento realizado pela Sema tem o intuito de dar assistência técnica no manejo das hortas, bem como ajudar na elaboração de novas iniciativas de cultivo nesses espaços.

Todas as treze escolas participantes também receberam da Sema um  “kit horta” da Sema composto por um carrinho de mão, cavadeira articulada, enxadas, enxadões, mangueira, pá de bico, pulverizador, rastelo, tela de sombreamento e cinco sacos de terra vegetal, para serem utilizados exclusivamente na horta comunitária.

Projeto Horta nas Escolas é uma complementação do processo de aprendizagem das crianças
Horta da E.M. Helio Casale Padovani, no bairro Água Branca
Projeto fomenta a educação ambiental, agricultura sustentável e alimentação saudável
Projeto Horta nas Escolas é uma parceria entre Sema e Secretaria de Educação