Portal do Município de Piracicaba

Projeto Horta nas Escolas começa com encontro formativo na EM Olivia Capranico

Iniciativa será implantada em 15 escolas da rede municipal e promove aprendizado sobre cultivo, sustentabilidade e hábitos alimentares

Por CCS / Publicado em 26/08/2025  / Atualizado em 27/08/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grupo de dez adultos reunidos em uma sala de aula, posando para uma foto enquanto seguram ferramentas e itens relacionados à jardinagem, como pás, rastelo, carrinho de mão, regador e bandeja de mudas. Um dos participantes segura um cartaz circular com ilustrações de vegetais, reforçando o tema da atividade. Ao fundo, há uma lousa, um projetor exibindo a palavra "HORTAS" com um logotipo de folha verde, e um cartaz com o alfabeto acompanhado de símbolos fonéticos. Livros e materiais pedagógicos estão organizados em prateleiras e mesas, sugerindo que o encontro faz parte de uma iniciativa educativa ou comunitária voltada à horticultura.
Na ocasião, a Escola Municipal Olívia Capranico recebeu o kit horta

A Escola Municipal Olívia Capranico recebeu hoje, 26/08, o primeiro encontro formativo do ciclo 2025-2026 do projeto Horta nas Escolas, que será implantado em 15 unidades da rede municipal de ensino. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Educação, visa complementar o processo de aprendizagem das crianças, promovendo educação ambiental, agricultura sustentável e alimentação saudável.

O encontro contou com a presença dos secretários de Educação, Juliana Vicentin, e de Agricultura, Maurício Perissinotto, além de um representante de cada escola participante. A programação incluiu apresentações do engenheiro agrônomo Daniel Longatto e da formadora em educação ambiental Keyla Benoti, que abordaram os principais pontos do projeto.

A imagem mostra uma sala de aula organizada para uma atividade formativa, onde um grupo de adultos está sentado em semicírculo, atentos à apresentação de duas pessoas que falam na frente da sala. O ambiente é acolhedor e educativo, com cartazes coloridos nas paredes, incluindo um que diz “PÁSSAROS TÊM ASAS” e outro com a palavra “VOAR” acompanhada de um desenho estilizado de uma ave. Há também um quadro negro, um computador sobre a mesa e materiais pedagógicos espalhados pelo espaço.
Projeto teve início hoje, com encontro formativo que contou com a presença de representantes das 15 escolas participantes

“É importante mostrar para as crianças de onde vem o alimento, como ele é cultivado, como nasce e cresce, quais os cuidados que precisa. E o projeto Horta nas Escola ensina isso de uma forma didática e prática, o que engaja muito os alunos. Ficamos muito felizes em ver que as escolas participantes realmente abraçaram a causa”, salientou Juliana.

Durante a execução do projeto, engenheiros agrônomos da Secretaria de Agricultura farão acompanhamento técnico por um ano, auxiliando no manejo das hortas e na elaboração de novas iniciativas de cultivo. Também estão previstos encontros sobre temas específicos, como plantas medicinais, condução de hortas e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

“Essa oportunidade de trabalhar com a terra, de fazer esse acompanhamento de perto, vai agregar muito ao desenvolvimento das crianças. E a ideia do projeto é justamente a de levar para as escolas esse contato mais próximo, apresentar o processo do plantio e talvez, até, proporcionar que os alunos consumam os alimentos que eles mesmos cultivaram”, acrescentou Perissinotto.

Na ocasião, a Escola Municipal Olívia Capranico recebeu o kit horta, e a diretora Simone Cristina Monteiro Ferreira comemorou a concretização do projeto na unidade. “Há dois anos tentamos dar andamento a uma horta na escola, mas faltavam materiais e orientações. Agora, com a orientação correta, finalmente vamos conseguir nossa hortinha. Estamos muito gratos e empolgados com essa oportunidade”, disse.

A imagem mostra uma área externa onde quatro pessoas estão reunidas e conversando próximas a jardineiras retangulares azuis, preenchidas com terra e algumas pequenas plantas. O ambiente parece pertencer a uma escola ou centro comunitário, com construções ao redor, escadas que levam a um prédio e um chão que mistura concreto com terra vermelha. Árvores oferecem sombra ao local, e ao fundo há uma cobertura metálica sustentada por pilares, além de um muro azul que delimita o espaço.
Durante a execução do projeto, engenheiros agrônomos farão acompanhamento técnico, auxiliando no manejo das hortas e na elaboração de novas iniciativas de cultivo

O projeto Horta nas Escolas atende à Lei Municipal 9.682/2021, de fomento à agricultura familiar, orgânica e agroecológica, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

As escolas participantes são: E.M. Aracy de Moraes Terra, E.M. Francisco de Almeida Kronka, E.M. João Batista Nogueira, E.M. Beatriz Aparecida Defante, E.M. Walter Radamés Accorsi, E.M. Deolinda Elias Cenedese, E.M. José Antônio de Oliveira, E.M. Elizabeth Consolmagno Cruz, E.M. Nathálio Zanotta Sabino, E.M. Thales Castanho de Andrade, E.M. Bruna Ferreira da Silva, E.M. Erica Fernanda Gobbo Carlos, E.M. Irene Peron de Oliveira Dorta, E.M. Maximiano Fermino Gil e a própria E.M. Olívia Capranico.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.