Projeto Guri comemora uma década de formação musical em Piracicaba
O Polo de Piracicaba do Projeto Guri completa neste mês de novembro 10 anos de existência. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Em comemoração à data, acontece neste sábado, 12/11, das 11h às 20h, evento de aniversário, na Estação da Paulista, com apresentações musicais com alunos e ex-alunos, contação de histórias, teatro e brincadeiras. A programação, que será realizada na Gare, com entrada gratuita, foi divulgada hoje à tarde em coletiva de imprensa.

Segundo a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, o Projeto Guri deu resultados que vão além da música. “A alegria que eu sinto como secretária e cidadã é observar o quanto esse projeto rendeu frutos. Quantos desses alunos estão hoje em orquestras, em outros grupos musicais. Muitos prosseguiram seus estudos na música, outros não. Isso não importa. O que importa são esses anos de convivência que eles tiveram aqui, uma convivência forte, salutar. Se o município, junto ao Estado, pôde proporcionar isso de forma contínua, quem ganha com isso são as famílias, os jovens, as crianças e, acima de tudo, Piracicaba. Quanto mais políticas públicas fizermos nesse sentido, mais estaremos cumprindo nosso papel de afastar nossos jovens da ociosidade”, disse ela.
“O surgimento do Projeto Guri colaborou na popularização do ensino da música em nossa cidade, um caminho de acesso a grandes instituições musicais. Os 10 anos do Projeto Guri são um marco importantíssimo quando se fala em ensino de música. Conseguimos formar um grupo de participação ativa na região”, destacou o coordenador do Polo de Piracicaba do Guri, Pablo Carajol Delvaje.
PROGRAMAÇÃO – Entre atrações musicais confirmadas para este sábado, 12, estão a banda Clavix. Formada em 2014, o grupo é formado por ex-alunos do Guri Piracicaba, que seguiram carreira musical na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) e Conservatório de Tatuí. Bebé Salvego, a Camerata de Cordas Friccionadas e a Banda de Sopro também integram a programação. No período da tarde, às 15h30, a educadora Dreidy Mara de Almeida apresentará seu projeto Na Rua da Júlia, voltado ao público infantil, com organização de brincadeiras. Os visitantes também poderão conferir exposição de fotos, contação de histórias, apresentações de teatro e área de alimentação. (Confira programação completa abaixo)
Sobre o Polo do Projeto Guri em Piracicaba
O Polo do Projeto Guri em Piracicaba foi implantado em 2006. Em seus 10 anos de atuação, cerca de 5.000 crianças e adolescentes já fizeram parte da iniciativa. De pequenas turmas, com no máximo 30 alunos inscritos em suas primeiras temporadas, o Polo atende atualmente 300 alunos, dos seis aos 18 anos de idade, com o ensino musical gratuito em naipes de madeiras (saxofone, flauta transversal e clarinete), metais (trompete, trombone, eufônio e tuba), cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), percussão e coros infantil e infanto-juvenil.
Sobre o Projeto Guri
Criado em 1995 durante a gestão do ex-governador Mario Covas, o Projeto Guri completou este ano 21 anos de existência. Mantido pela Secretaria de Estado da Cultura e gerido pela Associação Amigos do Guri, atende todos os anos cerca de 47 mil alunos distribuídos em 410 polos de ensino no Estado, incluindo centros de ensino instalados em unidades da Fundação Casa. Nas aulas abertas ao público, no contraturno escolar, são oferecidos 29 cursos de ensino da música. Dentre espetáculos de destaque em suas mais de duas décadas de existência, o Projeto Guri já realizou apresentações no Festival de Inverno de Campos do Jordão e na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Programação do evento de aniversário, sábado, 12/11
10h30 – Abertura
11h – Apresentação do Coro infanto-juvenil
12h – Narração da história O Flautista Mágico, com a arte-educadora Lilian Mattos Trivelin
13h – Camerata de cordas
14h – Banda de sopro e percussão
15h – Grupo de percussão
15h30 – Show Bebé Salvego e Família
16h às 18h – Apresentação do projeto Na Rua da Júlia, com a arte-educadora Dreidy Mara de Almeida
16h30 – Show com o trio As Tritonais
17h – Show com a Camerata Divino Som, sob a regência de Cristian Fortini
18h – Coro infantojuvenil
19h – Banda Clavix
Intervenção teatral do Grupo Trilhos – Programa Movimentação Cultural/Semac, durante todo o evento
