Projeto financiado pelo FAC resgata lendas piracicabanas

Mais um projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) será lançado neste sábado, 30/3, às 15h30, na Associação Cultural Guarantã. O livro infantil “Piracicaba: Folclore em Poeminhas" foi produzido por Cynthia da Rocha.
A obra é composta por dez poemas com ilustrações do publicitário Denis Marcorin. A autora conta que tinha um desejo muito forte de publicar um livro infantil, e ao descobrir algumas das lendas de Piracicaba achou que essa poderia ser sua fonte de inspiração. “Estudei e pesquisei muito sobre o tema e comecei a planejar os poemas há dois anos, mas devido à correria do dia-a-dia acabei deixando o projeto de lado”, conta. Em março do ano passado a jornalista adoeceu e foi nesse período que decidiu que iria distrair sua mente com a produção dos poemas, finalizando seu projeto em duas madrugadas.

Cynthia Rocha e o ilustrador Denis Marcorin
Cynthia explica que os poemas foram escritos para crianças porque acredita que elas é que devem levar adiante as memórias e histórias de suas raízes. “Fiz algumas enquetes com pessoas nascidas em Piracicaba e descobri que são lendas populares que muita gente não conhece, então acredito que vai satisfazer quem goste de pesquisar a história da cidade, seja adulto, criança ou estudante. É uma obra para o público em geral”.
A principal fonte de pesquisa para a obra foi o livro “Lendas e Crendices de Piracicaba e outros estudos” de Waldemar Iglésias Fernandes, publicado em 1975, além de matérias do site A Província de Piracicaba.
Sobre o FAC
Fomentar o processo criativo, impulsionar a criação autoral, incentivar as práticas e manifestações das culturas tradicionais e populares piracicabanas e difundir a produção de cultura local promovendo seu reconhecimento e valorização pela sociedade. Esses são alguns dos objetivos estabalecidos pelo FAC (Fundo de Apoio à Cultura), instrumento de financiamento público de projetos de incentivo, difusão e produção cultural.
Criado em 2002 pela Lei Municipal 5.194, o FAC tem seus recursos obtidos pela locação à iniciativa privada de espaços públicos mantidos pela SemacTur. Seu funcionamento conta com diretrizes aprovadas e fiscalizadas pelo ComCult (Conselho Municipal de Política Cultural), formado por integrantes da sociedade civil que representam diferentes segmentos culturais.
Em 2018 foram aprovados oito projetos culturais que contemplaram as áreas de Artes Cênicas, Música, Arte Visual, Audiovisual, Livro/Literatura, Cultura Popular, Memória Cultural e Artes Integradas. Cada projeto recebeu R$ 25 mil.
