A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e o Instituto Família Barrichello divulgaram nesta quinta-feira, 24/03, as datas e horários em que serão realizadas as aulas do Projeto ECA (Esporte e Cidadania em Ação). As atividades, também desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), serão divididas em dois núcleos: Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, no bairro Vila Sônia, e no Centro Social do Santo Antônio. A iniciativa irá atender 240 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, com atividades gratuitas nas áreas esportiva, socioeducacional e de desenvolvimento humano. O projeto é financiado via Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado pela Caterpillar.

Nos dois núcleos, as ações serão realizadas às segundas e quartas-feiras. No Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, serão formadas quatro turmas, todas com aulas duas vezes por semana. A primeira, para crianças de 6 a 8 anos de idade, terá aulas das 8h às 10h. A segunda e a terceira turmas incluem a faixa etária dos 9 aos 11 anos e terão atividades das 10h às 12h e das 14h às 16h, respectivamente. A quarta turma, destinada aos adolescentes de 12 a 15 anos, participará das aulas das 16h às 18h.

No Centro Social do Santo Antônio, os alunos serão divididos em seis grupos, também com aulas duas vezes por semana. No total, serão quatro turmas para crianças de 6 a 8 anos de idade. Os horários disponibilizados serão os seguintes: 8h30 às 10h, 10h às 11h30, 13h30 às 15h e 15h às 16h30. A quinta turma, para a faixa etária dos 9 aos 11 anos, terá atividades das 16h30 às 17h30. O sexto e último grupo (12 a 15 anos de idade) participará das ações das 17h30 às 18h30. O acordo com a Prefeitura de Piracicaba prevê a abertura de 120 vagas para cada polo.

INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas nos horários das aulas com as professoras Ana e Marinara (polo Vila Sônia) ou Neusinha e Jhonny (polo Santo Antônio). Os documentos necessários para matrícula são os seguintes: RG e CPF do pai, mãe ou responsável; RG e declaração de matrícula escolar do aluno; comprovante de residência; uma foto 3×4 do aluno. De acordo com a coordenadora de projetos do Instituto Família Barrichello, Kátia Modesto, as crianças poderão participar das atividades antes de se matricularem até que os documentos sejam providenciados.