O projeto em Forma com a Guarda abriu no sábado, 04/03, a programação em homenagem às mulheres da Prefeitura de Piracicaba para o mês de março. O evento, originalmente marcado para ser realizado no Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto, das 7h às 10h, foi transferido para a Academia da Guarda Civil devido às chuvas de sábado em Piracicaba. A Guarda Civil ainda programa outras ações alusivas às mulheres, que tem seu dia internacional celebrado na quarta, 08/03.
Integrantes da Patrulha Maria da Penha falam sobre tipos de violência para usuários do Projeto
No sábado, os usuários do projeto puderam se exercitar, ter noções básicas de defesa pessoal e ainda conhecer um pouco sobre a Lei Maria da Penha e a Patrulha Maria da Penha, grupamento da Guarda Civil cuja função é realizar rondas na casa, locais de trabalho e estudo de mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva que tenham solicitado o serviço.
Um grupo assíduo no projeto compareceu na academia. Na oportunidade, o GC Mazzi, que é professor de defesa pessoal e de Jiu-jitsu de projeto social realizado pela GCM, explicou às mulheres noções básicas de defesa pessoal para proteção, mas explicou que elas só devem ser utilizadas caso a mulher realmente faça aulas de defesa pessoal e tenha domínio dos movimentos. "Caso a mulher só tenha vindo aqui e escutado nossas noções básicas, mas não tenha domínio dos movimentos, ela pode conseguir um efeito inverso do que gostaria na hora da agressão e o agressor pode utilizar mais força. O interessante é que as mulheres participem das aulas para utilizar das técnicas".
Fernanda Maronese é imobilizada pelo GC Mazzi durante explanação de sobre defesa pessoal1
O GC Queiroz, que coordena o Em Forma com a Guarda, explicou que esta ação iniciada no mês da mulher é algo que o projeto pretende perenizar. "Nós reunimos um bom público, principalmente aos sábados, no Parque da Rua do Porto. Acreditamos que é importante que as mulheres tenham conhecimento do que é ofertado para proteção das mulheres e reconheçam os tipos de violência, porque às vezes as mulheres não se percebem numa situação abusiva".
EM FAMÍLIA – As irmãs Vera e Márcia Freires, frequentadoras do Em Forma desde seu início, prestigiaram o evento e elogiaram o projeto. Márcia, que é motorista de aplicativo, inclusive disse que faz propaganda do projeto social para seus clientes. "Nas conversas com os clientes eu sempre falo desta iniciativa gratuita promovida pela GCM", contou. Ambas acompanharam atentamente as demonstrações de defesa pessoal.
Marcia realiza simulação com Mazzi
Além das irmãs, em família também estava o casal Fernanda e Adenilson Maronese que juntos participam das aulas. "Nós viemos a primeira vez para trazermos nosso filho de 15 anos para prática de jiu-jitsu e descobrimos que também havia atividade para nós. Todos nós usufruímos agora dos projetos realizados pela GCM", disse Fernanda.
PROJETOS – A idealização do evento é das equipes que tocam dois dos projetos sociais da Guarda, destinados à população do município e ofertados de forma gratuita pela Corporação: Em Forma com a Guarda e Projeto de Jiu Jitsu e Defesa pessoal.
Vera Freires participa de simulação de como se desvencilhar de um puxão de cabelo
O Em Forma com a Guarda é um projeto de promoção de atividade físíca realizado de forma gratuita em dois locais. Às terças e quintas, a população pode praticar atividades físicas na Academia da Guarda Civil, das 19h às 21h, e aos sábados, das 7h às 10h, no Parque da Rua do Porto. Aulas de zumba e funcional integram as atividades realizadas, além de atrações trazidas por academias parceiras. As aulas são orientadas por guardas-civis graduados em educação física. A academia da Guarda está localizada na rua Cacilda Becker, 219.
Já o Jiu Jitsu e Defesa Pessoal são aulas da modalidade e de defesa pessoal ofertadas na Academia da Guarda Civil. De segunda à sexta, às 7h, são oferecidas aulas de defesa pessoal para adultos. Às terça quintas-feiras, às 20h, e sábado, às 7h, são oferecidas aulas de jiu jitsu para adultos. Para criança e adolescentes, as aulas são ofertadas às terças e quintas-feiras, às 19h, e aos sábados, às 9h. Para esta faixa etária só há disponibilidade de vagas aos sábados.