Com o objetivo de proporcionar acesso e mobilidade às pessoas com deficiência motora que necessitam do transporte público, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) é uma das pioneiras no Estado desde 1999, com a implantação do “Projeto Elevar” (Sistema de transporte especial para pessoas com deficiência motora severa). Atualmente as empresas permissionarias operam com sete veículos (4 vans e três microônibus) e percorrem cerca de 32.000km ao mês no atendimento a 280 usuários para tratamentos de saúde, trabalho, educação e prática esportiva.
De acordo com Vanderlei Quartarolo, chefe do Planejamento de Transporte da Semuttran, outros municípios visitam Piracicaba em busca de informações e projetos com técnicos para implantação do sistema elevar em suas cidades. Quartarolo explica também que a preocupação com o portador de deficiência faz da Semuttran a peça fundamental na integração com a sociedade. “Atualmente 150 usuários utilizam o transporte diariamente para se deslocarem ao trabalho e a escola”.
Para Maria Iraci Pinto, usuária do transporte especial há quatro anos, o Projeto Elevar foi a melhor aquisição que a Semuttran realizou para os portadores de deficiência motora. “Eu só tenho elogios ao sistema, aos funcionários da Prefeitura e aos motoristas pela atenção e paciência comigo. Antes do Elevar eu dependia de favores de parentes e vizinhos. Atualmente eu utilizo o transporte praticamente em todos os dias da semana. Vou ao dentista, ao médico, fisioterapia e utilizo o transporte para trabalho. Tenho agenda fácil, nunca houve problemas nos horários”.
Miriam Maria Fonseca Almeida, moradora da Vila Industrial, utiliza o transporte Elevar há seis anos. “Afirmo com precisão que durante esses seis anos, o transporte vem melhorando a cada dia. Tudo melhorou, o atendimento e principalmente a disponibilidade de veículos para o transporte. Eu trabalho todos os dias à noite, e graças ao trabalho dos funcionários da Semuttran consigo desenvolver todas atividades com tempo ágil. Anteriormente eu utilizava o coletivo, sempre chegava atrasada, minhas roupas ficavam sujas e as vezes eu não tinha ajuda para fechar a cadeira de rodas. O transporte era precário”. Miriam parabeniza o trabalho do prefeito Barjas Negri que, durante audiência pública, disponibilizou o transporte aos finais de semana. “Eu faço plantão 12 por 36 horas e geralmente trabalho aos finais de semana”.
O Projeto Elevar foi instituído pela Lei 4548 de 27 de outubro de 1988 para prestar o serviço de operação específica aos usuários do transporte coletivo com deficiência motora severa. Os usuários são avaliados e selecionados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) depois encaminhado à coordenadoria do projeto para inclusão no sistema de transporte.
O Elevar funciona das 6h às 22h, de 2ª a 6ª, fazendo o transporte dos usuários para o trabalho, escola, dentista, médico, ecoterapia e fisioterapia. Informações e agendamento são obtidas na Semuttran pelo telefone 3417-1600.