O projeto de Restauro do Engenho Central e do Museu do Açúcar de Piracicaba, que foi lançado oficialmente ontem pela Prefeitura de Piracicaba, ficará exposto na Pinacoteca Municipal Miguel Archanjo B. A. Dutra durante 10 dias. Todo o projeto, com perspectivas, plantas, além de quiz, estará disponível para ser conhecido por toda a população piracicabana. A Pinacoteca funciona todos os dias. De segunda a sexta ela fica aberta das 8h às 17h e aos finais de semana das 14h às 18h. A Pinacoteca está localizada na Rua Moraes Barros, 233. O LANÇAMENTO No lançamento na noite de ontem, imprensa, empresários e autoridades puderam tomar conhecimento do Projeto, que terá como responsável pela gestão, coordenação e execução geral, o Instituto Brasil Leitor (IBL). Durante a solenidade, o Prefeito Barjas Negri relatou a importância da execução de tal empreendimento: “É a preservação da memória histórica e social de Piracicaba, que desde o século 19 introduziu a cultura da cana-de-açúcar, além de ter gerado ciência e tecnologia na área, com a Esalq, depois com as indústrias Dedini e suas subsidiárias, e também a Copersucar e o CTC. Hoje nós temos o que há de mais moderno na produção de açúcar e álcool do país. Recuperar a memória e colocar à disposição de toda a sociedade, das novas gerações, dos estudantes, dos empresários é uma coisa extremamente importante para Piracicaba, para o Estado de São Paulo e para o Brasil”. Também presente à solenidade, o renomado museólogo Fábio Magalhães – responsável juntamente com o arquiteto Pedro Mendes da Rocha e uma equipe multidisciplinar pelo desenvolvimento da concepção do museu – explicou que o se pretende projetar para o Engenho Central, “seguramente será um museu referência no mundo, não apenas no Brasil, pois não há nenhum lugar do mundo que tenha um museu como o que se pretende implantar aqui”. O MUSEU Segundo informações da Assessoria do Imprensa do IBL, o projeto de adequação do espaço às novas funções se dará dentro das mais avançadas normas museológicas, obedecendo diretrizes de preservação do patrimônio histórico. Ele será pensado, conforme release da assessoria, seguindo os princípios de Museu Vivo. Para tanto terá salas de exposições temporárias e espaços dinâmicos de informação virtual. O museu contará a saga do açúcar no Brasil e estará voltado para os novos desafios da indústria canavieira brasileira. Será um museu com técnicas e equipamentos de última geração e terá um olhar prospectivo sobre todos os tremas tratados. No museu também serão instalados modernos equipamentos eletrônicos que, combinados com objetos, cenários, maquetes e outros meios museológicos, permitirá a criação de atividades interativas. Ele também será um espaço dedicado à pesquisa, encontros, seminários e congressos. Para a efetivação de todo o projeto, serão investidos R$38,6 milhões, que serão conquistados via patrocínio privado, possibilitado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A primeira fase de execução do projeto começa em dezembro com a execução do restauro dos prédios e a data prevista de entrega do museu é 2012.