Projeto Base Dois Skate Social, da Casa do Hip Hop, tem apoio da Prefeitura, por meio da Selam, e foi apresentado no evento no sábado, 19/08, na pista Skate Plaza Base Dois, na Pauliceia

A Skate Plaza Base Dois, pista de skate localizada na Pauliceia e mantida pela Prefeitura, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), sediou o 2º Skate Integração no sábado, 19/08. O evento reuniu alunos do Projeto Base Dois Skate Social, de skate inclusivo, desenvolvido na pista pela Associação Comunitária, Cultural, Educacional e Política Casa do Hip Hop, e também serviu para apresentar os equipamentos adaptados usados nas aulas do projeto. O Projeto Base Dois Skate Social colocou Piracicaba no mapa de projetos sociais da ABPSK (Associação Brasileira de Paraskateboard), com mais 11 cidades brasileiras que trabalham com paraskate.

O 2º Skate Integração integra as comemorações de 256 anos de Piracicaba e, além dos alunos do Projeto Base Dois de Piracicaba, também reuniu alunos do Skate Esperança, de Rio Claro, e do Projeto Manobra Perfeita, de São Pedro. As atividades do evento foram realizadas na pista de skate e na Casa do Hip Hop.

Para o coordenador do Projeto Base Dois Skate Social, Adilson Morais, o Dilsão, esse é um sonho que se tornou realidade em Piracicaba e que passa a funcionar para levar conscientização e respeito a todos que curtem a prática do skate, independente de suas limitações. “É uma alegria iniciar um trabalho com o foco na inclusão, o que coloca a nossa cidade no cenário do skate paradesportivo”, ressalta Dilsão.

O coordenador do Projeto Base Dois lembrou que o trabalho com o skate inclusivo nasceu a partir do trabalho conjunto com a ABPSK, que há vários anos mantém atividades com programas de skate social inclusivo.

“Num certo dia pude observar uma mãe que acompanhava seu filho com paralisia. Ao me aproximar dos dois, ela disse que o filho, na época com 18 anos, tinha muita vontade de praticar o skate, mas, que devido suas condições físicas, não podia subir numa prancha. Fico feliz que, a partir de agora, o nosso projeto vai permitir a oportunidade para que este menino e tantos outros possam estar envolvidos com o skate em Piracicaba”, destaca Dilsão.

O secretário de esportes, Hermes Balbino, disse que a Selam observa atentamente o desenvolvimento do skate, que é uma modalidade olímpica de grande visibilidade no país, e que em Piracicaba conta com a parceria da Casa do Hip Hop, que é um espaço que fomenta a prática do esporte unida com a música e a arte.

“A cidade valoriza a vida em comunidade, o respeito e a solidariedade, principalmente quando o assunto é o esporte inclusivo, que permite que todas as pessoas possam encontrar o seu lugar na sociedade, sobretudo, tendo a chance de vivenciar uma modalidade que a faça feliz e que proporciona o sentimento de pertencimento”, ressalta Balbini.

TESTANDO – Durante a programação do 2º Skate Integração, o equipamento de skate inclusivo foi apresentado oficialmente à população da cidade. Os equipamentos adaptados foram conduzidos pelo coordenador do Projeto Base Dois Skate Social, Adilson Morais, o Dilsão, e pelo skatista Almir Cordeiro, e contou com as colaborações de Elaine Medeiros, representando a Selam, e de Juliana Costa, que testaram os skates adaptados.

“Como mãe de um skatista, sempre compartilhei momentos nas pistas, especialmente no Skate Plaza Base Dois, na Pauliceia, onde a comunidade sempre foi muito acolhedora. Ter a chance de experimentar o Skate Adaptado foi incrível. A sensação era de controle absoluto, liberdade, diversão sem igual e, acima de tudo, um sentimento de pertencimento”, destacou Elaine Medeiros.

Para Juliana Costa, a estrutura do equipamento é perfeita e transmite total segurança durante todas as manobras. “Foi uma sensação maravilhosa e de pura diversão.”

SKATE INCLUSIVO – A prática do skate inclusivo é uma atividade terapêutica e lúdica. O equipamento usado em Piracicaba atende as pessoas com dificuldades de locomoção física ou visual e também quem nunca praticou. O intuito é quebrar barreiras e limites, mostrando o quanto o skate é, de fato, inclusivo.
O equipamento usado para a prática do skate inclusivo tem na base um skate acoplado em uma estrutura de ferro de cerca de dois metros de altura, com uma espécie de cadeirinha para que o corpo da pessoa possa ficar sustentado em segurança.

MAPAS – A cidade de Piracicaba passa a integrar o mapa de projetos sociais de paraskate realizado pela ABPSK, com cidades localizadas nos estados Mato Grosso, Goiás, Ceará, Rio de Janeiro Rio Grande do Sul e Santa Catarina e outros municípios no estado de São Paulo. O Projeto Base Dois Skate Social também está no mapeamento de projetos sociais de skate feito pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate).