Sob a orientação do professor Leandro Domingos Osti, o projeto vencedor obteve 30% dos votos do público presente durante os três dias de feira

A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite de ontem, 12/09, a cerimônia de entrega de certificados e premiação dos projetos participantes da Eureka! – 1ª Feira de Matemática, Ciências e Tecnologia da Rede Municipal de Educação de Piracicaba.

O projeto vencedor, que obteve 30% dos votos do público presente durante os três dias de feira, foi Automação Robótica: Construindo um braço hidráulico robótico na sala de aula, da Escola Municipal Profª Edilene Marli Borghese, sob a orientação do professor Leandro Domingos Osti. “É emocionante fazer parte desse processo e ver como a educação é realmente transformadora e pode salvar vidas. A cada dia, percebemos o impacto que projetos como esse têm na vida das crianças, oferecendo oportunidades e abrindo novas portas para o futuro. Agradeço imensamente à equipe da nossa escola e a todos que colaboraram para que esse projeto se tornasse realidade”, afirmou Leandro.

Projeto de robótica da Escola Municipal Profª Edilene Marli Borghese foi o vencedor da feira Eureka!

A premiação para o 1º lugar incluiu um kit de ciências e matemática com a abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de um passeio-aula no Supermercado Pague Menos, parceiro do evento. Durante o passeio, os alunos participarão de atividades educativas sobre alimentação saudável e educação financeira. Como parte da premiação, cada criança envolvida no projeto receberá um vale-compras no valor de R$ 50 para utilizar no supermercado.

O evento contou com a presença de professores, diretores, pais e alunos da rede municipal, além do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Educação, Bruno Roza, que prestigiaram a premiação ao lado da coordenadora da Educação Básica da SME, Viviane Gimenes Cavalcanti. Durante a cerimônia, o prefeito anunciou que o projeto vencedor receberá a visita de representantes da empresa Caterpillar, que se interessou pelo trabalho após assistir a um vídeo enviado pelo próprio prefeito.

Todos os educadores que tiveram projetos selecionados para a feira receberam certificados em reconhecimento ao seu trabalho

O segundo lugar ficou com o projeto Plantando o Futuro, desenvolvido pelas professoras Maria Valquíria Salla Schiavoli e Sabrina Calazans Bispo, da Escola Municipal Maria Benedita Pereira Penezzi, que recebeu 16% dos votos. Em terceiro lugar, com 13% da votação, ficou o projeto Meio Ambiente, Preservação e Sustentabilidade, da Escola Municipal Prof. Fábio de Souza Maria, orientado pela professora Luciene Moraes Rodrigues.

O segundo lugar ficou com o projeto Plantando o Futuro, da Escola Municipal Maria Benedita Pereira Penezzi

Os projetos classificados em segundo e terceiro lugares foram premiados com um passeio no Horto Florestal, e os professores responsáveis receberam livros sobre os temas abordados na feira. Além disso, todos os educadores que tiveram projetos selecionados receberam certificados em reconhecimento ao seu trabalho.

Em terceiro lugar na feira Eureka!, ficou o projeto Meio Ambiente, Preservação e Sustentabilidade, da Escola Municipal Prof. Fábio de Souza Maria

A avaliação das propostas foi conduzida por uma comissão julgadora composta por especialistas pedagógicos e parceiros, incluindo a empresa Colaborativa e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

A premiação ocorreu no anfiteatro da SME e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Educação Bruno Roza