Sob a orientação do professor Leandro Domingos Osti, o projeto vencedor obteve 30% dos votos do público presente durante os três dias de feira
A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite de ontem, 12/09, a cerimônia de entrega de certificados e premiação dos projetos participantes da Eureka! – 1ª Feira de Matemática, Ciências e Tecnologia da Rede Municipal de Educação de Piracicaba.
O projeto vencedor, que obteve 30% dos votos do público presente durante os três dias de feira, foi Automação Robótica: Construindo um braço hidráulico robótico na sala de aula, da Escola Municipal Profª Edilene Marli Borghese, sob a orientação do professor Leandro Domingos Osti. “É emocionante fazer parte desse processo e ver como a educação é realmente transformadora e pode salvar vidas. A cada dia, percebemos o impacto que projetos como esse têm na vida das crianças, oferecendo oportunidades e abrindo novas portas para o futuro. Agradeço imensamente à equipe da nossa escola e a todos que colaboraram para que esse projeto se tornasse realidade”, afirmou Leandro.
A premiação para o 1º lugar incluiu um kit de ciências e matemática com a abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de um passeio-aula no Supermercado Pague Menos, parceiro do evento. Durante o passeio, os alunos participarão de atividades educativas sobre alimentação saudável e educação financeira. Como parte da premiação, cada criança envolvida no projeto receberá um vale-compras no valor de R$ 50 para utilizar no supermercado.
O evento contou com a presença de professores, diretores, pais e alunos da rede municipal, além do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Educação, Bruno Roza, que prestigiaram a premiação ao lado da coordenadora da Educação Básica da SME, Viviane Gimenes Cavalcanti. Durante a cerimônia, o prefeito anunciou que o projeto vencedor receberá a visita de representantes da empresa Caterpillar, que se interessou pelo trabalho após assistir a um vídeo enviado pelo próprio prefeito.
O segundo lugar ficou com o projeto Plantando o Futuro, desenvolvido pelas professoras Maria Valquíria Salla Schiavoli e Sabrina Calazans Bispo, da Escola Municipal Maria Benedita Pereira Penezzi, que recebeu 16% dos votos. Em terceiro lugar, com 13% da votação, ficou o projeto Meio Ambiente, Preservação e Sustentabilidade, da Escola Municipal Prof. Fábio de Souza Maria, orientado pela professora Luciene Moraes Rodrigues.
Os projetos classificados em segundo e terceiro lugares foram premiados com um passeio no Horto Florestal, e os professores responsáveis receberam livros sobre os temas abordados na feira. Além disso, todos os educadores que tiveram projetos selecionados receberam certificados em reconhecimento ao seu trabalho.
A avaliação das propostas foi conduzida por uma comissão julgadora composta por especialistas pedagógicos e parceiros, incluindo a empresa Colaborativa e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.