Atividades são realizadas às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h30, no miniginásio

Aula de vôlei sentado no miniginásio municipal

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), desenvolve atividades de vôlei sentado às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h30, na quadra do Ginásio de Esportes José de Oliveira Garcia Neto (miniginásio). As aulas integram o Projeto Clarear, que atende pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e múltipla de todas as faixas etárias, por meio da prática esportiva.

A responsável pelas aulas do vôlei sentado é a professora de Educação Física da Selam Márcia Fabiana da Silva, que acumula experiência de mais de 16 anos com o trabalho direcionado às pessoas com deficiência física. Além da prática profissional de quase duas décadas, a professora passou por cursos de especialização oferecidos pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para trabalhar com o vôlei sentado. “O cronograma das aulas é baseado em alongamento, aquecimento e o ensinamento dos fundamentos e das regras da modalidade”, ressalta a professora Fabiana.

Para o atleta beneficiado pelo Bolsa Esportiva da Selam na modalidade atletismo PCD, Francisco Kess, de 45 anos, o vôlei sentado é um esporte completo, com exercícios que beneficiam a parte cardiovascular do atleta. “É uma modalidade que complementa a minha rotina de atividades físicas, já que integro a equipe da Selam de atletismo PCD desde o ano de 2015.”

Marcelo Adriano, de 43 anos, disse que teve algumas dificuldades de adaptação quando começou a frequentar as aulas, mas, atualmente percebe os benefícios nas habilidades motoras e com a parte mental. “É fundamental a prática esportiva para deixar a mente ocupada e o corpo em pleno movimento”, ressaltou.

A estreante Magali Araújo, de 47 anos, aprovou a experiência por se tratar de uma modalidade que trabalha intensamente a coordenação motora. “Está aprovado. Adorei a aula, a interação com outros alunos e a dedicação da professora Fabiana.”

Magali Araújo em seus primeiros movimentos na aula de vôlei sentado

O Projeto Clarear atende pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e múltipla em outras modalidades como as atividades aquáticas, oferecidas às quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h, e de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no Complexo Aquático.

Na Sala do Clarear acontecem as aulas de Atividades Motoras, às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e às segundas-feiras, às 17h e de Bocha adaptada, às sextas-feiras, a partir das 17h.

Aulas de vôlei sentado, às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h30, são ministradas na quadra do Ginásio de Esportes José de Oliveira Garcia Neto (miniginásio).

SERVIÇO – Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, rua Silva Jardim, 687, Sala do Clarear, rua Silva Jardim, 853, Miniginásio municipal, rua 13 de Maio, s/nº. Mais informações pelo telefone: (19) 3422-1510.