Mais de 1 mil pessoas entre familiares e autoridades, assistiram com grande empolgação, no último sábado (12), no Ginásio Municipal, o espetáculo “Alegria”, que comemorou os 10 anos do Projeto Case – Centro de Atendimento Socioeducativo. O projeto realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte, visa o atendimento social à crianças e adolescentes, entre 06 e 15 anos de idade.

Mesmo com tanto espaço, a iluminação, o som e a decoração foram aliados das surpreendentes coreografias ensaiadas nos últimos meses. Dança, teatro e música encorporaram o espetáculo que surpreendeu o público presente com saltos de hip hop, e a leveza do ballet. Rítmos brasileiros como capoeira, maculelê, puxada de rede também fizeram parte do repertório. Durante todo o espetáculo, os clowns e perna de pau animaram a plateia que se entregou a cada nova apresentação.

As crianças e os adolescentes que fizeram parte do evento, participam diariamente das atividades socioeducativas realizadas nas sete unidades do projeto, localizadas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente, Parque Orlanda e Parque dos Sabiás (com inauguração marcada para o dia 17 de maio). O projeto Case oferece em jornada ampliada, condições de desenvolvimento por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e envolventes que visem a orientação socioeducativa.

Para demonstrar o sucesso desse projeto de valor, todos os presentes, até mesmo aqueles que esperavam ansiosos o momento da apresentação, assistiram ao vídeo institucional sobre o Centro de Atendimento Socioeducativo que valoriza suas crianças e adolescentes, oferecendo atividades e condições para a formação de um projeto de vida, baseado na cidadania. Resultados e depoimentos de pessoas que passaram por alguma unidade e hoje, se transformaram em cidadãos participantes.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, a apresentação desse espetáculo representa a evolução de um projeto que começou tímido, mas vem crescendo consideravelmente.”É motivacional saber que o Projeto possibilita a mudança de comportamento e oferece oportunidade às crianças e adolescentes do nosso município”, comenta.

O evento contou com a participação de autoridades como o prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Desenvolvimento Social Maria Angélica Guercio, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, a diretoria da Associação Atlética Educando pelo Esporte, os vereadores Carlos Alberto Cavalcante, Bruno Prata, Sérgio Setten e Ary Pedroso Junior que na oportunidade, fez a entrega da moção de aplausos, da Câmara Municipal de Vereadores, pelos 10 anos do Projeto.

Projeto Case

O centro de Atendimento Socioeducativo – Case, oferece diariamente, às crianças e aos adolescentes, atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, musica, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), que propiciam meios para o desenvolvimento de habilidades manuais, físicas e motoras, contribuindo para a melhora do raciocínio lógico, da atenção e da criatividade na realização de suas tarefas e nas tomadas de decisões em grupo, além do resgate de vínculos socioafetivos.

Nesses 10 anos de atuação no município de Piracicaba, o Case atendeu mais de 7.800 crianças e adolescentes sendo motivacional quanto aos sonhos de muitos educandos que hoje, após concluída a participação nas unidades, tornaram-se jovens atuantes no mercado de trabalho, com vínculos familiares e habilidades antes, desconhecidas.