Portal do Município de Piracicaba

Projeto busca melhorar a qualidade da alimentação em escola infantil

Por Comunicação Social / Publicado em 18/08/2008
Tempo de leitura: 4 minutos.

Conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação saudável e nutritiva é a meta principal do Projeto “Gente Pequena na Cozinha”, que está sendo aplicado na Escola de Educação Infantil Pequenos Corações, em Santa Terezinha. Estão sendo atendidas cerca de 70 crianças, de 04 a 06 anos, das classes jardim I e II e pré-escola. A iniciativa pioneira no município tem apoio da Escola Técnica de Piracicaba (ETEC) e será estendida a outras unidades, como o Berçário Antonia Sturion e Creche Branca de Azevedo.

O curso é desenvolvido pela aluna do 3º Ciclo do curso Técnico em Nutrição e Dietética, Elisângela Almeida Rocha, com supervisão da professora e coordenadora do curso, Márcia Regina Dal Médico, da ETEC Cel. Fernando da Costa, do Centro Paula Souza.

De acordo com Elisângela, a proposta é transmitir conhecimentos aos alunos, sobre os alimentos de forma lúdica, buscando despertar o interesse por novos alimentos, que normalmente não são consumidos em suas casas, através de aulas de culinária e nutrição. E uma vez por mês são realizadas palestras aos pais, para que eles também façam sua parte para melhorar a educação alimentar de seus filhos, através da variação dos alimentos.

A técnica em nutrição explica que na aula de culinária são apresentadas receitas diferentes do cotidiano da criança, incluindo novas texturas, sabores e cores, com ingredientes que enriquecem e aumentam o valor nutricional de cada preparação. “É uma oportunidade para as crianças conhecerem como os alimentos se transformam e chegam até a mesa para as refeições. Estas experiências podem ser levadas para o cardápio das crianças quando colocamos um mesmo alimento preparado de formas diferentes”.

Já nas aulas de nutrição, ressalta a técnica, complementa a prática de culinária, onde se fixa o ponto fundamental de cada aula, com trabalhos para colorir e desenhar, apresentação de teatro, músicas, filme, etc. Além disso, prossegue, “os alunos sabem da importância de cada tipo de alimento para o corpo e como são elaborados. A pirâmide dos alimentos é apresentada com recortes de figuras, colagem de embalagens, para as crianças visualizarem a distribuição e posicionamento dos grupos de alimentos”.

Rosângela Rocha avalia que as palestras estão tendo 90% de aceitação e as crianças estão gostando das novidades, experimentando novos paladares, como suco de milho e laranja. A diretora da escola, Adriana Alves, está feliz com a iniciativa, que segundo ela, tem proporcionado mudança de hábitos alimentares e incentivado o consumo regular de diversos alimentos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.